NOVO HAMBURGO
Política Novo Hamburgo – Tarcísio mostrará força na convenção
Tarcísio mostrará força na convenção 1
No dia 03 de agosto, sábado, as 14h na sede do PDT hamburguense, ocorrerá a convenção unificada do PDT, PSB e União Brasil, numa aliança articulada diretamente pelo ex-prefeito Tarcísio Zimmermann com a direção estadual do PDT. Só por ter conseguido aliança com o PSB e com o União Brasil, o ex-prefeito mostra força política e que está à frente do PT hamburguense, que não conseguiu unir mais partidos além do PCdoB, que já faz parte da federação PT/PCdoB. Significa – em tese – que Zimmermann poderá colocar 45 candidatos a vereador na sua chapa, enquanto o PT somente terá 15 candidatos a vereador.
Tarcísio mostrará força na convenção 2
Outro fato previsto para a convenção, que também vai demonstrar a força e o prestígio do ex-prefeito no seu novo partido, é a presença confirmada do ex-presidente do Grêmio e presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, e do presidente nacional do PDT, Ministro da Previdência do Governo Lula, Carlos Lupi.
Direito de constatar
A presença de Romildo e principalmente de Lupi, ministro de Lula, mostra que efetivamente a candidatura de Zimmermann no PDT se consolida e mostra força política, pois os partidos não costumam mobilizar suas principais forças políticas para candidaturas inviáveis.
A divisão da esquerda
A presença de Romildo e Lupi também demonstram aquilo que a coluna já vinha mencionando, de que a esquerda estará dividida na cidade, ou seja, PT/PCdoB de um lado e PDT/PSB/UB de outro. Ainda resta saber se o PSOL lançará candidatura própria ou se vai aderir a uma das duas chapas. O que se pode constatar é que a divisão deixa o cenário mais aberto para o projeto da eleição da continuidade do atual governo do MDB, com Tânia da Silva, e para a direita capitaneada pelo PP com PL/REP/PRD, com Gustavo Finck.
E a decisão dos tucanos?
É chegado o momento da decisão no ninho tucano. O PSDB que tem Raizer Ferreira como pré-candidato a prefeito terá convenção neste final de semana, e acabou ficando isolado na composição com outros partidos. O PRD de Gislaine Pires acabou por confirmar aliança com o PP/PL/REP e declinou de compor a chapa de vice com os tucanos. O Partido Novo também fez convenção e decidiu que não irá apoiar nenhuma coligação na chapa majoritária em Novo Hamburgo. Não restando nenhum outro partido para coligar com o PSDB, ou os tucanos aderem a outra coligação, ou terão que concorrer com chapa pura para as eleições majoritárias, sem o apoio de nenhum outro partido, e com tempo de rádio e televisão (canais dentro de NH) reduzidos.
Podemos quer Naasom
Nos bastidores é grande a pressão para que o ex-vereador Naasom Luciano, filho de Ito Luciano e filiado ao PSDB, migre e se filie ao Podemos, para fazer parte do projeto político do partido na cidade. Ito tem falado aos conhecidos que o Podemos é o maior partido na cidade, e que o mesmo vai eleger o maior número de vereadores nas eleições. Naasom foi candidato a deputado estadual em 2022, e se ficar no PSDB deverá disputar espaço com o vereador Felipe Kuhn Braun, que deverá concorrer a deputado estadual em 2026. Já no Podemos, Naasom teria a preferência e exclusividade para concorrer a deputado. Nos bastidores as brincadeiras eram que Ito iria “deserdar” Naasom se ele não fosse para o Podemos. Na nossa opinião, é questão de tempo para que a mudança ocorra. Talvez não agora, porque Naasom ocupa cargo de alto escalão no governo estadual, em parceria com o deputado federal Lucas Redecker.
Finck colheu a primeira vitória: a política
Desde o meio do ano passado, e por muitas vezes o vereador Gustavo Finck (PP) foi preterido das conversas que giravam em torno das pré-candidaturas da direita para o cargo de prefeito na cidade. Os partidos começaram falando nos nomes dos deputados Issur Koch (PP), Patrícia Beck (PP) e Delegado Zucco (REP), os favoritos dentro dos partidos. Enquanto isso Finck foi trabalhando seu nome junto à comunidade e buscando unir a direita num plano de governo conservador, liberal e sem a velha prática do clientelismo “longe do poder”, segundo ele. Dizia que os deputados tinham a preferência para concorrer, mas que seu nome estava a disposição no caso deles não concorrerem. E no sábado passado, na convenção do Republicanos, após Zucco declinar de concorrer em outubro, Finck teve a certeza de que os partidos de direita fechariam em torno do seu nome. Após dezenas de idas e vindas a capital, o vereador Gustavo Finck confirma o apoio dos partidos de direita e da adesão de Jair Bolsonaro e dos deputados Zucco, Delegado Zucco, Issur Koch e Elizandro Sabino junto a sua campanha.
Pinga fogo na esquerda
– Fufa Azevedo, pré-candidato a prefeito pelo PT, postou fotos com o ministro Paulo Pimenta (PT), com anúncios de recursos para a reconstrução de Novo Hamburgo, por parte do Governo Federal.
– Fufa procura colar a imagem do governo federal e de Lula na sua pré-campanha.
– A imagem de Lula e de seu governo durante as eleições em Novo Hamburgo, certamente serão utilizadas pelas candidaturas de Fufa Azevedo (PT) e de Tarcísio Zimmermann (PDT).
– Direito de constatar: não é aconselhável convidar ambos, Zimmermann e Fufa, para sentar numa mesa para tomar um cafezinho juntos. Mas vão ter que se encarar nos debates que serão realizados durante a campanha, em rádios e TVs.
Pinga fogo político
– A prefeita Fátima Daudt foi filmada puxando os parabéns no palco principal durante o aniversário de Tânia da Silva, semana passada. Imagem que não se enxerga nas redes sociais da pré-candidata, que não coloca a imagem da atual prefeita na sua pré-campanha.
– Aumentou a circulação de memes pedindo para não votar em vereadores que votaram a favor do aumento do IPTU nas redes sociais. Pesquisas em poder da oposição demonstram que 70% das pessoas sentiram muito o aumento, e não devem votar em que votou a favor da majoração.
Frase de para-choque de caminhão
“Isso nunca mudou e nem vai: hoje as pessoas se matam por política e depois se reúnem para sofrer em conjunto.”