NOVO HAMBURGO
Política Novo Hamburgo – Zimmermann assedia o PRD e o PSDB
Zimmermann assedia o PRD e o PSDB
A coluna apurou que estão avançadas as articulações políticas do PDT de Tarcísio Zimmermann para tentar atrair o PRD presidido por Gislaine Pires em nossa cidade para uma coligação nas eleições de outubro. Além do PRD, o PDT também faz fortes movimentos para ter o vereador Raizer Ferreira, presidente do PSDB, como candidato a vice-prefeito. Tarcísio teria se reunido com Gislaine algumas vezes e teria assumido o compromisso de indicar Gislaine Pires como candidata a vice-prefeita, o que teria balançado a ex-conselheira tutelar. Tarcísio também se reuniu há alguns dias atrás com Raizer Ferreira, a quem também teria oferecido a vaga na chapa majoritária, para que os tucanos indicassem o candidato a vice. O argumento político para juntar os partidos PDT, PSDB e PRD, é que todos fazem parte do Governo Eduardo Leite, e já estão juntos a nível estadual.
Direito de constatar
O núcleo da aliança de direita com os partidos PL, PP e Republicanos ficaram sabendo das movimentações e já trabalham junto ao comando estadual do PRD para manter o partido dentro do grupo de direita. O PRD não conseguiu montar uma chapa completa de candidatos à vereança, o que fez com que o partido buscasse um plano “b” e um lugar em alguma chapa majoritária. O nome que o partido oferece é o da atual presidente Gislaine Pires.
O dilema do PSDB com o PDT
Membros do PSDB olham desconfiados para o aceno feito por Tarcísio Zimmermann (PDT) para contar com Raizer Ferreira como vice, e como seria o aceite da comunidade em relação a esta possível aliança. Muito embora Zimmermann esteja no PDT, o ex-prefeito fez toda sua trajetória política dentro do PT. E alguns tucanos acham que o eleitorado de direita da cidade, reduto político onde o deputado federal Lucas Redecker faz muitos votos, pode sentir-se traído por eventual aliança com o ex-prefeito pelo PT, principalmente por ele ser um apoiador declarado do presidente Lula (PT).
De cocheira
Reuniões entre deputados e presidentes estaduais de vários partidos estão acontecendo quase que diariamente em Porto Alegre. Nesta semana a coluna apurou que os deputados federais Covatti Filho (PP) e Lucas Redecker (PSDB), teriam encontro marcado para tratar sobre a eleição em Novo Hamburgo. Atualmente os dois partidos não abrem mão de disputar a prefeitura com candidato a prefeito. A reunião visaria unir os partidos junto com a frente de direita, que já conta com PL e Republicanos.
Convenções chegando
As convenções partidárias para escolha dos candidatos a vereador e também a prefeito e vice já estão começando na próxima semana. Os partidos tem pressa nas definições, pois quanto antes realizadas, mais tempo tem para encaminhar o registro do CNPJ das coligações e candidaturas, a fim de iniciar a confecção dos materiais impressos como santinhos, bandeiras, adesivos, etc. A ideia é que no dia do início do período eleitoral liberado para a campanha política, que será 16 de agosto, já seja possível todos candidatos de cada coligação ter os materiais prontos para iniciar a distribuição e fortalecer a visibilidade de cada chapa.
Estratégia eleitoral
Como ainda existem indefinições nas coligações, vários partidos irão realizar suas convenções definindo candidatos a vereador e também a coligação que farão parte, e deixarão as atas em aberto, pois até o dia 05/08 é possível incluir a entrada de mais algum partido dentro da coligação. Os casos mais emblemáticos são o do PDT que pode ter que esperar por PRD e PSDB, e o do PP, PL e Republicanos, que também devem esperar por PRD e PSDB.
MDB na expectativa
O MDB está na expectativa de contar com o apoio de algum partido de direita. A coluna recebeu a informação de que Lineo Baum atua nos bastidores para tentar atrair o PL, a quem foi oferecido à vaga de candidato a vice-prefeito na chapa da pré-candidata Tânia da Silva. Porém, o PL já tem nome construído para ser candidato a vice-prefeito na chapa que deverá ser encabeçada por Gustavo Finck (PP).
De cocheira
Enquanto se articula para realizar sua convenção, o Podemos, através do pré-candidato a vice-prefeito Juliano da Saúde, manteve contato com um importante instituto de pesquisa da capital, com a intenção de realizar uma pesquisa e ver a viabilidade eleitoral dos atuais pré-candidatos a prefeito. Segundo uma fonte da coluna, Juliano teria afirmado que o Podemos não descarta compor com Tânia da Silva (MDB) e nem com Tarcísio Zimmermann (PDT). E a pesquisa serviria para direcionar o grupo partidário do Podemos, para tomar a decisão mais assertiva e com viabilidade eleitoral.
Progressistas fecha com agência da capital
O Progressistas de Gustavo Finck fechou parceria para contratar a Agência Critério, que é especialista em campanhas eleitorais e em construção de marcas e imagens. O partido estadual é quem realizara o investimento para profissionalizar a campanha eleitoral de Finck. O nome cotado para ser vice, e que esteve acompanhando Finck em reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro na semana que passou, é o do empresário Gerson Haas do Partido Liberal (PL).
Fufa Azevedo procura políticos do PT
Buscando confirmar sua pré-candidatura ao cargo máximo na cidade, o ex-vereador Fufa Azevedo (PT) vem fazendo encontros com políticos do seu partido a nível estadual e federal. Nas suas redes sociais ele postou as reuniões com os deputados Adão Pretto, Leonel Radde, e Bruna Rodrigues. Também postou uma foto junto com o presidente Lula, além de uma foto com dirigentes sindicais do SINPRO-RS, que teriam declarado apoio a sua pré-candidatura. O movimento é para fortalecer seus vínculos políticos partidários, e eliminar o risco do PT ter que se submeter a ser candidato à vice numa chapa encabeçada pelo PDT, com o nome do ex-prefeito Tarcísio Zimmermann, ex-PT, e desafeto de Fufa.
Frase de para-choque de caminhão
“Estamos em um tempo em que se briga por políticos e não mais por política.”