CAMPO BOM

Políticas públicas voltadas à juventude e à mulher serão prioridades de Gênifer Engers, vice-prefeita eleita de Campo Bom

Vice-prefeita eleita pretende lutar pelo maior envolvimento e participação de jovens e mulheres na política da cidade

O fortalecimento de políticas públicas voltadas para a juventude e as mulheres serão o principal foco de Gênifer Engers (PDT), vice-prefeita eleita de Campo Bom na chapa de Giovani Feltes (MDB). Eleita com 18.853 votos, Gênifer destaca que participará ativamente dos processos administrativos de modo a contribuir para a Gestão junto a Feltes, visando também uma maior atenção às demandas de todos os campo-bonenses.

Em entrevista ao Jornal Toda Hora, Gênifer também abordou temas como a luta pela maior participação de jovens e mulheres na política, a consolidação do PDT como maior partido de Campo Bom pelo número de votos a vereador, a relação com o Legislativo e as possibilidades para o seu futuro político.

 

Histórico e liderança

Embora nova na política, sendo eleita vereadora com com 973 votos na sua primeira candidatura em 2020, a professora Gênifer Siebel Engers, 39 anos, se tornou uma importante liderança pedetista em Campo Bom. Em 2021, fez história na cidade ao ser a primeira mulher a se tornar presidente da Câmara dos Vereadores. Neste período implementou a Escola do Legislativo e teve importante papel na instalação da Procuradoria da Mulher.

Nas eleições de 2022, com dois anos no meio político, concorreu à deputada estadual, obtendo 14.432 votos. Também foi a primeira mulher da história de Campo Bom a assumir a Secretaria de Obras do município, cargo em que ficou de fevereiro de 2023 a junho de 2024. Durante o período inaugurou obras como o Centro Vida e o Novo Parcão, além de ter coordenado os esforços da secretaria durante as históricas enchentes que atingiram Campo Bom.

No pleito deste ano, foi considerada pré-candidata a prefeita pelo PDT, obtendo o apoio do atual prefeito Luciano Orsi e de lideranças do partido. Com a manutenção da aliança entre MDB e PDT, compôs chapa com Giovani Feltes, sendo candidata a vice-prefeita e vencendo as eleições com 48,8% dos votos.

 

Confira a entrevista completa: 

TODA HORA: Quais serão as prioridades e o foco de atuação que terá como vice-prefeita de Campo Bom?

GÊNIFER ENGERS: Como vice-prefeita de Campo Bom, iremos dedicar o trabalho para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a juventude e para as mulheres. Pretendendo articular e promover a continuidade das iniciativas já implementadas, além de desenvolver novos projetos que tragam benefícios substanciais para nossa comunidade. Colaborarei para que o acesso da população e das entidades ao Poder Público seja uma constante, garantindo que as vozes de todos sejam ouvidas. De maneira geral, buscarei contribuir para a fluidez das decisões governamentais, participando ativamente dos processos administrativos de modo a contribuir para a Gestão junto ao Prefeito Giovani Feltes.

 

TH: Sendo um nome novo na política, como acredita que isso pode auxiliar a conectar e atrair a juventude campo-bonense para dentro das decisões tomadas para o futuro da cidade?

GÊNIFER: Acredito que o retorno do conselho comunitário será um elemento central em nosso trabalho, e a criação de um modelo digital para conectar a juventude a estas ideias e possibilidades será um espaço fundamental para promover uma comunicação efetiva e fortalecer ou estimular o vínculo destes com a cidade. É essencial compreender os interesses da juventude e integrá-los com as ações da Gestão Pública, seja na promoção de espaços de lazer, atividades esportivas ou oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho e dessa forma promover um senso de pertencimento entre todos os cidadãos.

 

TH: Mesmo abrindo mão da candidatura a prefeita, as eleições foram muito positivas para o PDT, que além de ter o seu nome como vice do Executivo, também conseguiu eleger três parlamentares. Como avalia esse fortalecimento do partido e as implicações que isso terá para os próximos anos?

GÊNIFER: O PDT se consolidou como o partido mais votado da cidade, elegendo três vereadores, entre os quais se destaca a candidata que obteve a maior votação da história de Campo Bom. Esse resultado é um reflexo da boa gestão do Prefeito Luciano e da capacidade de transferir e corroborar com os avanços alcançados em nossa cidade. O sucesso nas urnas é um indicativo positivo das decisões partidárias e reforça nosso compromisso em dar continuidade ao trabalho em prol de Campo Bom. A postura do partido é e sempre será de oportunizar crescimento ao grupo político, respeitando a hierarquia, mantendo a harmonia e ampliando os espaços para um futuro próximo.

 

TH: Com uma base de sete vereadores de partidos da sua coligação eleitos, como será a relação com o Legislativo de Campo Bom?

GÊNIFER: A relação com o Legislativo de Campo Bom será pautada pelo respeito à separação dos poderes e pelo compromisso com o bem comum. Defendemos uma postura de reciprocidade e lealdade entre os integrantes do nosso grupo e os partidos da coligação, priorizando resultados que transcendam interesses pessoais e que se alinhem com o desenvolvimento e crescimento de nossa cidade, em projetos e políticas públicas para todos.

 

TH: Em 2022, você se candidatou a deputada estadual e, apesar de não ter conquistado a vaga na Assembleia Legislativa, obteve uma expressiva votação e aprovação campo-bonense. Neste ano, juntamente com Giovani Feltes, obteve a vitória numa disputa acirradíssima. Pensa em no futuro alçar voos mais altos, buscando novamente uma vaga na Assembleia ou mesmo como candidata à prefeita?

GÊNIFER: Neste momento, meu foco é dedicar-me plenamente à função para a qual fui eleita, colaborando com o Giovani Feltes na continuidade de um projeto que vem sendo desenvolvido há quase oito anos. Nosso objetivo é implementar políticas públicas que aprimorem a qualidade dos serviços, com ênfase na saúde e em outras áreas essenciais. Acredito que o trabalho consistente ao longo dos anos pode abrir novas oportunidades, e quanto à possibilidade de candidatar-me à Prefeitura, ou a Assembleia, é um desejo que nutro. No entanto, respeitarei o tempo, a hierarquia e o desempenho em minha atual função, com a esperança de um dia ter a honra de representar minha cidade.

 

TH: Na Câmara dos Vereadores, infelizmente vimos uma redução no número de mulheres eleitas vereadoras. Que medidas e ações acredita que devam ser tomadas para que se tenha mais representatividade feminina na política?

GÊNIFER: Lamentavelmente, ainda não atingimos a paridade em termos de representação feminina. Contudo, celebro a eleição de duas mulheres do meu partido, que estarão aptas a contribuir para as ações já existentes e a serem parceiras nas políticas públicas a serem implementadas. É fundamental criar oportunidades para aquelas que desejam se engajar na política, seja por meio do voluntariado ou ocupando cargos de liderança e chefia, dando voz para que gradativamente essas iniciativas possam fomentar o envolvimento de mais mulheres na esfera política e promover uma representação equitativa.

Sair da versão mobile