NOVO HAMBURGO
Ponto de Vista – Raizer Ferreira – CPI do caos
Por:
Raizer Ferreira
Graduando em Gestão Pública
Vereador e presidente do PSDB de Novo Hamburgo
As recentes alterações no transporte público conseguiram agravar uma situação já insustentável. Desde o dia 27 de abril, o volume de reclamações que tenho recebido em meu gabinete é alarmante, e tenho certeza de que outros vereadores também compartilham dessa preocupação.
É com tristeza que digo isso, pois todos nós do Legislativo gostaríamos de não ter que expressar essa indignação publicamente. Após mais de quatro décadas de serviço pela antiga empresa, depositamos nossas esperanças de renovação no edital licitatório que contratou a Viação Santa Clara. No entanto, passamos de uma situação difícil para um verdadeiro caos.
Anteriormente, com a Futura/Hamburguesa, embora os veículos fossem defasados, tínhamos o cumprimento dos horários e o atendimento à população. Reclamações de atraso ou extinção de linhas eram pontuais e se referiam a casos isolados. Agora, enfrentamos uma redução generalizada dos horários, obrigando os usuários, muitas vezes, a aguardarem mais de uma hora nas paradas de ônibus ou recorrerem a corridas de Uber.
A CPI aberta na Câmara de Vereadores, da qual sou relator, é crucial para investigar profundamente o que está acontecendo e como se deu o processo de contratação da nova empresa. É através dela que pretendemos identificar os problemas que resultaram na degradação daquilo que há décadas já não estava bom. Para isso, somos obrigados a manter a mesma esperança de antes; desta vez, na tentativa de melhorar uma situação que, infelizmente, piorou.