NOVO HAMBURGO
População conhece projeto para licitação do transporte público em Novo Hamburgo
De forma virtual, ocorreu na noite desta quinta-feira (22/04), audiência pública do transporte coletivo de passageiros para licitação do serviço na cidade. O público acompanhou pela TV Câmara, pelo YouTube e pela plataforma Jitsi Meet, para os que se cadastraram. Os participantes puderam se inscrever previamente pela internet. Foi a primeira audiência pública neste formato feita em Novo Hamburgo.
A nova licitação ocorre duas décadas depois do último processo licitatório e repetidas tentativas desde 2017. E foi durante a audiência que a população pôde conhecer a proposta de reestruturação do sistema de transporte coletivo de passageiros em Novo Hamburgo, apresentado pela Prefeitura com o propósito de garantir a qualidade dos serviços ao cidadão.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Roberta Gomes de Oliveira, destaca as mudanças positivas que virão a partir da nova licitação. “Estamos firmes no propósito de trazer para Novo Hamburgo uma grande melhoria no transporte público”, afirma.
Confira um resumo das melhorias e mudanças que a nova licitação do transporte público vai proporcionar:
Licitação dos Ônibus
– Frota mais nova e otimizada;
– Ônibus novos com película solar;
– Câmera de vigilância em todos os veículos;
– 100% dos ônibus com acessibilidade;
– Ar-condicionado nas linhas mais longas;
– Mais linhas nos bairros;
– Linhas mais rápidas – troncais;
– Mais linhas no interior de Lomba Grande;
– Integrações em qualquer ponto de embarque do Município;
– Pesquisa sistemática para validação da qualidade do serviço;
– Previsão para diretrizes futuras como transporte complementar, tarifa por roteiro, tarifa por demanda.
Dessa vez o edital prevê a contratação de empresa exclusivamente para os serviços de transporte de passageiros, enquanto a Bilhetagem eletrônica e a Publicidade serão administradas por empresa autorizada. Veja abaixo algumas das mudanças a serem implementadas:
SBE – Sistema de Bilhetagem Eletrônica
– Serviço administrado por empresa autorizada;
– APP para consulta de horários, percursos, tempo de viagem etc.;
– Integrações entre as linhas urbanas, período de 50 minutos;
– Possibilidade de integrações com o transporte metropolitano (trem e ônibus);
– Diversas formas de pagamento (cartão de débito e crédito, QR code);
– Convênios com estabelecimentos comerciais para comercialização de passagens;
– Central de Controle Operacional (CCO), que poderá estar interligada com os órgãos de segurança;
– Controle, via sistema, do cumprimento dos horários, itinerários, ocupação etc.;
– Botão de pânico ligado ao Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) e a CCO, em todos os ônibus;
– Reconhecimento facial.
Publicidade nos ônibus
– Serviço administrado por empresa autorizada;
– Permissão de mais locais para exploração publicitária;
– Parte do resultado será revertido para o Fundo de Mobilidade.
O próximo passo será o envio do edital, projeto básico e anexos para análise e validação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que tem até 90 dias para retornar o processo ao município. Após esse prazo será publicado o edital de licitação.