Connect with us

CAMPO BOM

População está elegendo prioridades para os bairros no Conselho Comunitário

Na próxima quarta-feira, no Teatro do CEI, moradores poderão escolher uma grande obra para a cidade

Com o retorno de Giovani Feltes à Prefeitura de Campo Bom, está de volta também o Conselho Comunitário, criado no início dos anos 2000, instrumento por meio do qual a população tem a oportunidade de conhecer melhor a administração pública e escolher prioridades para o seu bairro e para a cidade. O município está dividido em 15 regiões e os moradores reúnem-se, desde março, geralmente nos ginásios das escolas, para conversar com o prefeito, votar nas obras e eleger o conselheiro da região. Com média de quase 100 participantes por encontro, 11 já foram realizados.

Para Feltes, mais que votar em uma obra, o objetivo do conselho é aproximar as pessoas das questões públicas, apresentando-lhes, por exemplo, o orçamento da cidade e quais são os direitos e deveres de munícipes e do Poder Público. É a partir disso que espera-se que os moradores participem ativamente da gestão pública. “Nas outras vezes em que fui prefeito, assenhorados do que é fazer gestão, a população ajudou a definir investimentos que definitivamente mudaram a vida das pessoas. Isso é cidadania”, destaca. Muitos dos ginásios nos quais são realizados os encontros foram construídos justamente a partir de indicações nos conselhos antigos.

Grandes investimentos, como a construção do Largo Irmãos Vetter, do Complexo Cultural CEI e a duplicação da Av. Brasil, são obras dos primeiros conselhos. Outros, menores em valor, mas de grande impacto para os bairros, também, como melhorias nas unidades de saúde e pavimentações de ruas. “Nós queremos restabelecer o papel do conselho junto à comunidade, consolidando-o novamente como um lugar em que a tua participação é importante. A adesão tem sido grande e, com a execução das obras escolhidas neste ano, esperamos que seja ainda maior nos próximos conselhos”, observa a secretária Geral de Governo, Beatriz Fagundes.

Investimentos na Saúde e duplicação da Av. Brasil estão entre os mais votados

Nos encontros já realizados, além das obras para os bairros, em sua grande maioria melhorias nas escolas, os participantes podem escolher um grande investimento para o município. Destacam-se até aqui os pedidos de melhorias na saúde e no hospital, contenção de alagamentos e enchentes na cidade e a duplicação da Av. Brasil.

Obra da cidade será escolhida na próxima quarta

As obras da cidade mais lembradas nos 14 primeiros encontros serão levadas à votação no último, na próxima quarta-feira (30), quando será definido o investimento. Toda a população está convidada a participar. Moradores dos bairros Centro e Colina Deuner escolherão a obra da região e todos poderão votar na obra para a cidade. Veja datas (início sempre às 18h30) e locais dos últimos encontros:

24/04 na EMEF Duque de Caxias: Região 13 (Santo Antônio, Quatro Colônias Oeste, Quatro Colônias Norte, Vale do Sinos, Vila Brito e Coopernorte)
28/04 na EMEF Emílio Vetter: Região 10 (Rio Branco e Loteamento Fauth)
29/04 na EMEI Guilhermina Blos: Região 14 (Celeste e Genuíno Sampaio)
30/04 no Teatro do CEI: Região 15 (Centro e Colina Deuner)

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados