NOVO HAMBURGO
População hamburguense se une na ajuda às famílias vítimas da enchente do Sinos
“A solidariedade e empatia da comunidade hamburguense são emocionantes. Nossa população sempre está pronta para ajudar o próximo.” A frase da prefeita Fátima Daudt no início da tarde deste sábado (17/06), sintetiza a mobilização de Novo Hamburgo para ajudar as pessoas atingidas pelo ciclone extratropical. Colchões, cobertores, alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, além de sacolas de roupas estão sendo entregues desde a tarde desta sexta-feira na Fenac, que segue aberta neste domingo, das 9 às 18 horas, para receber os donativos.
Novo Hamburgo tem 221 pessoas desabrigadas, que estão alojadas na Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) Santo Afonso e na Escola Municipal Arnaldo Grin, ambas no bairro Santo Afonso, área mais atingida por alagamentos do ciclone.
Nos locais dos abrigos, após a triagem realizada por assistentes sociais e psicólogos, as pessoas passam por avaliação médica com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que separa aquelas com sintomas gripais e resgata o histórico médico para retomar eventuais tratamentos interrompidos em decorrência da perda de remédios nos alagamentos.
“Estamos dando completa assistência e acolhimento a estas pessoas, que infelizmente estão enfrentando enormes perdas por causa desta chuva histórica”, completa Fátima. Além do cuidado, as pessoas recebem alimentação e abrigo. Nem mesmo os pets são esquecidos. “A atenção é total. Os pets resgatados também são acolhidos”, destaca.