EDUCAÇÃO

Prefeita e secretária de Educação de Novo Hamburgo dão boas-vindas ao ano letivo

Nesta segunda-feira (13/02), a prefeita Fátima Daudt, acompanhada da secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, deu as boas-vindas à volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Fátima esteve na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vila das Flores, no bairro Canudos, onde conferiu a estrutura e o belo trabalho dos professores, comandados pela diretora Camila Stih. Como todas as instituições de educação infantil, a escola está no período de adaptação e atenderá cerca de 180 crianças neste ano.

A prefeita também conversou com a moradora Carolina Silveira, que acompanhava os netos Miguel, que fará dois anos em março, e Milena, de sete meses, na adaptação. “O Miguel é outra criança desde que veio pra escola, ano passado. Ele está mais esperto”, diz a vó, orgulhosa das crianças e da escola que tem perto de casa. Maristela destacou da qualidade dos profissionais que atuam nas escolas municípios: “Temos sido referência para o Brasil e o mundo. Profissionais de outros Estados vêm conhecer o trabalho realizado na educação municipal de Novo Hamburgo.

Fátima lembrou que seguirá firme priorizando a educação, com excelência na estrutura e no material didático disponível, tanto em escolas da periferia quanto dos grandes bairros da cidade. Também cumprimentou a equipe da diretora Camila. “Parabéns pelo trabalho de vocês aqui. Está tudo muito lindo e bem cuidado”, disse.

Ao todo, cerca de 24 mil crianças estão retornando às escolas da Rede Municipal de Novo Hamburgo. São 90 escolas municipais, onde atuam mais de 2 mil profissionais da educação. Maristela e sua equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação (SMED) aproveitaram a segunda-feira para dar as boas-vindas em várias escolas municipais. Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São João, no bairro Guarani, o dia já foi de aula após a recepção dos professores, enquanto na Emeb Vereador Arnaldo Reinhardt, em Canudos, os professores receberam a criançada no pátio vestindo a camiseta da escola. Maristela também fez questão de visitar a EMEI Girassol, em Canudos; e EMEB Nilo Peçanha, no Ideal, sempre conversando com alunos, professores e equipes diretivas.

 

Alfabetização na idade certa

 

A SMED destaca que o foco para o Ensino Fundamental será a consolidação da alfabetização na idade certa e a garantia da aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes, atentando para o ensino pela pesquisa, a mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. Já na Educação Infantil, a SMED busca cotidianamente o desenvolvimento integral das crianças da creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), pautado no cuidado e acolhimento, nas brincadeiras e interações, no convívio com a natureza, na cultura escrita e na oferta de espaços e materiais qualificados que possibilitam às crianças viverem e experienciarem o mundo.

Ao longo do ano passado, a educação hamburguense continuou entre as melhores do mundo, desta vez representada EMEB Profª Adolfina Diefenthäler, do bairro São José, enquanto a professora Cristiele Borges dos Santos Cardoso, da EMEI Joaninha, de Canudos, foi uma das campeãs do Prêmio Educador Nota 10. Ao longo do ano, Município seguiu reforçando investimentos tanto na infra-estrutura quanto em material pedagógico. Mais livros, material didático, mais tecnologia com notebooks e chromebooks e kits de robótica chegaram às escolas municipais, além de mais obras e melhorias em sua estrutura física, foram ações que seguirão se repetindo em 2023.

Sair da versão mobile