Connect with us

NOVO HAMBURGO

Prefeita Fátima defende mudanças no programa que altera distribuição de verbas para hospitais

Em assembleia da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, defendeu mudanças no programa Assistir RS, do governo do Estado, que altera a distribuição de verbas para hospitais gaúchos e no projeto de lei que cria blocos regionais de saneamento. A prefeita, que é vice-presidente da entidade, argumentou que vários municípios terão perdas expressivas nos recursos para a assistência hospitalar, mesmo com a incorporação de mais serviços e atendimentos. A posição foi reforçada com os demais prefeitos da região na reunião desta quinta-feira (19/08), realizada em Cachoeirinha.

No caso do programa Assistir, a perda é estimada em cerca de R$ 20 milhões por ano apenas em Novo Hamburgo. De acordo com levantamento da Granpal, o programa irá gerar perda de R$ 167 milhões por ano para os municípios da região. “Novo Hamburgo não vai aceitar nenhuma redução de recursos para a saúde. Nosso Hospital Municipal, por exemplo, não pode diminuir serviços e atendimentos, pois é 100% SUS e é referência no atendimento de toda a região. Durante a pandemia, nunca parou de atender”, argumentou a prefeita Fátima.

Outra tema que gera apreensão e contrariedade dos prefeitos da Grande Porto Alegre é a regionalização do saneamento básico, uma determinação do novo Marco Legal do Saneamento Básico, que não leva em consideração as bacias hidrográficas para a definição dos blocos regionais. A tarifa de água e esgoto também seria a mesma em cada bloco, com perda de autonomia dos municípios que têm serviços autônomos, como é o caso de Novo Hamburgo.

Fátima relatou que, nos moldes atuais, Novo Hamburgo não irá aderir ao bloco regional, especialmente porque não há garantia de como ficará a tarifa única: “Atualmente, a tarifa da Comusa é menor do que a da Corsan. E se ficar mais alta ali na frente? A decisão que for tomada precisa de muita responsabilidade. Até o momento, vamos manter como está, a não ser que haja mudanças”. Na reunião, ficou acertada uma forte mobilização política junto ao governador Eduardo Leite e ao presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, bem como líderes de bancada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados