NOVO HAMBURGO

Fátima Daudt palestra em evento nacional sobre competitividade municipal

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, foi uma das painelistas nesta quarta-feira (21/08), do lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios e Prêmio Excelência em Competitividade 2024, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em Brasília. Fátima e o prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto, discutiram a aplicação de dados na temática As evidências tornaram-se uma ferramenta indispensável para fortalecer a gestão e a governança nos municípios.

Fátima viajou a convite do CLP e foi a única prefeita gaúcha a palestrar no evento, que é considerado um dos mais importantes na área, reunindo mais de 1,8 mil lideranças públicas e privadas do País, incluindo prefeitos e vários governadores. O gaúcho Eduardo Leite também palestrou no evento.

“Tenho muito orgulho de estar aqui e falar sobre a importância das decisões serem tomadas com base em dados científicos, como sempre tenho dito, mas também por estar levando o nome da cidade de Novo Hamburgo como exemplo para todo o País”, ressaltou a prefeita. O painel foi mediado por Camillo Fraga, sócio-diretor do Grupo Houer.

A quinta edição do ranking municipal é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões. O ranking avaliou a situação de municípios brasileiros com mais de 80 mil, totalizando 404 cidades. Novo Hamburgo se destaca entre as melhores cidades do País em pilares essenciais.

Além disso, o município alcançou avanços significativos, como a subida de 62 posições em Acesso à Educação e 38 em Funcionamento da Máquina Pública. Outros destaques de Novo Hamburgo foram nos pilares Acesso à Saúde, com avanço de 14 posições, e Meio Ambiente, com 21 colocações a mais, resultados que fizeram o Município saltar 44 posições na Dimensão Instituições. No ranking geral, Novo Hamburgo ficou em 135º entre os 404 municípios avaliados em todo país.

O CLP é uma entidade suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do país. No Ranking de Competividade dos Estados, o Rio Grande do Sul ficou em 5º lugar, atrás de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.

Sair da versão mobile