Connect with us

NOVO HAMBURGO

Prefeita Fátima pede à Liga para sensibilizar pacientes a manterem tratamento oncológico

Em nova reunião com voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, nesta quarta-feira (04/05), a prefeita Fátima Daudt destacou o fato de que pacientes hamburguenses na fila de espera estão finalmente sendo atendidos na oncologia. Até dezembro do ano passado, Novo Hamburgo tinha mais de 154 pacientes aguardando atendimento; hoje são menos de 30. E a tendência é zerar a fila em breve.

Com a desistência do Hospital Regina em atender a oncologia SUS, oficiada ao Ministério Público Federal e às secretarias estadual e municipal de Saúde, a nova referência para pacientes oncológicos de Novo Hamburgo passou para o Hospital Bom Jesus, em Taquara. A Prefeitura hamburguense providencia transporte porta a porta (busca em casa e leva até o hospital e, ao final da consulta ou procedimento, retorna até a casa do paciente em Novo Hamburgo).

Fátima também pediu para que as voluntárias da Liga ajudem a conscientizar os pacientes quanto à importância de seguirem o tratamento e aproveitarem a estrutura oferecida em Taquara. “A Liga presta um serviço fundamental na oncologia, inclusive na sensibilização dos pacientes, que vivem momentos de incertezas por causa da doença. Eles precisam seguir o tratamento”, enfatizou Fátima.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, voltou a insistir para que a Liga conheça a estrutura oferecida em Taquara. “É muito importante vocês conhecerem pessoalmente o hospital e a estrutura oferecida”, disse.

Durante o encontro, a prefeita reafirmou seu compromisso em lutar pelo restabelecimento do atendimento a pacientes oncológicos pelo SUS em Novo Hamburgo. “Tanto que já estamos fazendo estudos para levá-lo ao Hospital Municipal, que é 100% SUS”, disse.

“Queremos a oncologia em Novo Hamburgo e com todos os pacientes sendo atendidos. Não podemos ter fila de espera. Por isso, precisamos resolver esta questão de forma definitiva. E o Hospital Municipal, que é 100% SUS, é nossa alternativa”, destacou Fátima. Além de Bortolini e Reidel, participaram da reunião com a prefeita a presidente da Liga, Regina Dau, a segunda vice-presidente, Vergínia Maria Engel, e as voluntárias Miriam Behrend, Mariza Simon, Angela Alano e Carmen Gerhard.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados