CULTURA

Prefeita sanciona lei que institui Dia do Patrimônio Histórico e Cultural em Novo Hamburgo

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, sancionou na tarde desta quinta-feira (09/12), a Lei 3345/2021, que institui o Dia Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo, a ser comemorado anualmente em 8 de outubro, dia do aniversário do artista plástico Ernesto Frederico Scheffel, falecido em julho de 2015. O ato ocorreu na Casa Dalilla Sperb, que abriga a Secretaria Municipal de Cultura, no Centro Histórico de Hamburgo Velho.

“Fiz questão de promulgar a lei aqui em Hamburgo Velho, berço da cidade de Novo Hamburgo. Meu trabalho de conclusão do curso de Arquitetura foi sobre a revitalização do Centro Histórico de Hamburgo Velho, lá em 1993. E esta lei é uma justa homenagem a Frederico Scheffel, por tudo que fez pelo patrimônio histórico e de quem sou muito fã”, destacou a prefeita.

Participaram do ato a irmã do homenageado, Lia Scheffel Kirch; o autor da proposta, vereador Serjão Hanich; o diretor executivo da Fundação Scheffel e conselheiro diretor da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel, Osvaldo Müller; o curador da Fundação Scheffel, Ângelo Reinheimer; o presidente da Câmara de Vereadores, Reizer Ferreira; a historiadora e conselheira da Fundação Scheffel, Margôt Sperb Schütz; o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso; e o assessor especial de Gabinete da prefeita, Cácio Bortolini.

“O Frederico ficaria muito feliz se estivesse aqui conosco hoje”, enfatizou Lia, irmã caçula de Scheffel. O vereador Serjão disse se sentir honrado em homenagear o artista instituindo o dia do seu aniversário para destacar justamente a área em que ele tanto atuou. Ângelo, que foi próximo de Scheffel em boa parte de sua vida, também agradeceu a homenagem: “Novo Hamburgo tem patrimônio histórico, tem preservação e agora também tem uma data especial”.

Para Margôt, “quem não tem passado não tem futuro” e o patrimônio histórico e cultural também representa mais desenvolvimento econômico por meio do turismo. Raizer cumprimentou Serjão pela iniciativa e os demais colegas pela aprovação da “merecida homenagem”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile