NOVO HAMBURGO
Prefeita vai acompanhar revisão do Plano Diretor de Novo Hamburgo
A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, recebeu na manhã desta quarta-feira (08/06) representantes da empresa Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria, de Curitiba (PR), vencedora da licitação para a revisão do Plano Diretor Urbanístico e Ambiental, o PDUA. Os trabalhos estão começando nesta semana e devem durar cerca de dez meses.
“Fizemos muito nos últimos cinco anos. Sou apaixonada por cidades e tenho certeza de que este é o momento certo para esta nova análise do Plano Diretor”, destacou a prefeita, que é formada em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Gestão Estratégica de Cidades. Fátima reforçou o foco de sua atual gestão no fortalecimento de uma economia voltada para a tecnologia. “Estamos trabalhando para tornar Novo Hamburgo um laboratório aberto de inovação”, explicou.
O engenheiro Gustavo Taniguchi, diretor da Urbtec, disse que a empresa está animada para começar os trabalhos. Destacou que integrantes da empresa estão conversando com todas as secretarias da administração municipal e visitando a cidade, inclusive o bairro Lomba Grande. Fátima completou que irá acompanhar o trabalho de perto e convidou toda a comunidade a participar da revisão, apresentando suas contribuições nas audiências públicas.
O contrato com a empresa já foi assinado. O PDUA deve promover o diálogo entre os diversos segmentos que compõem a sociedade e tem como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Além da Administração Municipal, o trabalho envolverá também o Conselho da Cidade (Concidade), formado por representantes da sociedade civil e da administração pública.
As Etapas
A última revisão do Plano Diretor de Novo Hamburgo ocorreu em 2010. O trabalho atual está dividido em quatro etapas: a primeira, nos primeiros dois meses, abrange a preparação e metodologia do trabalho a ser realizado. A segunda etapa, no mês três, quatro e cinco, passará do conhecimento da realidade local ao diagnóstico, compreendendo o levantamento e estruturação de todos os dados necessários à perfeita compreensão da realidade municipal. A terceira etapa, no mês seis, sete e oito, compreende a elaboração de propostas, discussão e pactuação, visando à correção dos problemas e o desenvolvimento dos potenciais do município. A quarta e última etapa corresponde a formatação e aprovação do Projeto de Lei, relativo ao Plano, junto ao Legislativo. A verba para a execução desta revisão virá do Concidade através do Fundo de Desenvolvimento da Cidade (Funcidade).