NOVO HAMBURGO
Prefeita visita fim de obra histórica no bairro Rondônia
A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, conferiu nesta quarta-feira (06/04), como ficou a histórica obra realizada nas ruas Dr. João Daniel Hillebrand e General Cândido Mariano da Silva Rondon, no bairro Rondônia. Foi o término de 60 anos de espera da comunidade com o fim da poeira e do barro, agora com rua asfaltada e macrodrenagem para a água pluvial. “É para isso que estamos aqui: para resolver os problemas dos moradores e tornar a cidade um lugar melhor para todos. Nosso governo é para todos”, enfatizou a prefeita.
Também acompanharam a vistoria o vice-prefeito Márcio Lüders, a secretária de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Greyce da Luz, e engenheiros da prefeitura. Durante a visita, a prefeita conversou com moradores e ouviu relatos da longa espera pela obra e do alívio ao vê-la concluída. Teresinha Schneider, moradora na localidade há 40 anos, por exemplo, admite que não acreditava que a obra aconteceria. “Nem dá para acreditar! Anos de espera que acabou”, contou.
Já a moradora Fabiana dos Santos elogiou a obra dizendo que estava tudo cem por cento, relatando que até o cheiro do arroio acabou. Enio Godoy também fez questão de elogiar a mudança para melhor. “Estas coisas precisam ser valorizadas. Meus filhos se criaram aqui e nada mudava. Agora tudo ficou muito bom”, disse Godoy para a prefeita.
As obras
Na Rua Dr. João Daniel Hillebrand, entre as Ruas General Cândido Mariano da Silva Rondon e Minas Gerais, foram 204 metros da via abertos e que receberam pavimentação asfáltica. No trecho, que permitia apenas o trânsito de pedestres, foi construída uma passagem para veículos e pedestres, com nove metros de largura e capacidade de suporte de 45 toneladas.
A instalação das placas de sinalização de trânsito e a pintura horizontal das vias melhoraram também a mobilidade urbana, sendo mais uma alternativa para ligar os bairros Canudos e Santo Afonso. O trânsito no local já está liberado.
Há poucos metros de distância uma da outra, na Rua General Cândido Mariano da Silva Rondon, entre as Ruas Mato Grosso e Bahia, também houve melhorias. Foi instalada uma galeria pré-moldada de concreto de 46 metros de comprimento, por três metros de largura e dois metros de altura, também canalizando o arroio Manteiga e minimizando os riscos de alagamentos. A via também recebeu 108 metros de asfalto, com sete metros de largura e nova sinalização viária. Ao todo, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão nas obras.
Para melhorar ainda mais a macrodrenagem no bairro foi construída uma nova rede de drenagem de água pluvial, com 106 metros de comprimento e um metro de diâmetro, conectando as redes da rua Dr. João Daniel Hillebrand e a General Cândido Mariano da Silva Rondon, desembocando as águas no arroio Manteiga.