CAMPO BOM
Prefeito Luciano Orsi anuncia criação de Secretaria Municipal de Segurança Pública
O prefeito Luciano Orsi anunciou, em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (03), a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que será liderada pelo delegado aposentado Rosalino Constante Seara. A iniciativa, que integra a ação Campo Bom Mais Segura – Avança Campo Bom, agora depende de aprovação de projeto de lei, na Câmara Municipal, criando e estruturando a nova pasta. Também está previsto lançamento de concurso público para contratação de novos guardas municipais, ainda sem número de policiais definido. Os agentes de trânsito municipais atualmente em atuação deverão ser aproveitados no novo efetivo. O Executivo deverá enviar solicitação à Câmara para realização de Sessão Extraordinária para avaliar a matéria.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, a iniciativa de criar uma secretaria para reunir ações de segurança pública no município teve aval do Conselho Municipal de Segurança, assim como o nome escolhido. “Acredito que o Rosalino tem condições de prestar um grande serviço à cidade, até pelo bom relacionamento que ele tem com autoridades, corporações e instituições de outras cidades da região. Temos o firme propósito de trabalhar pela segurança pública de Campo Bom, articulados com as forças regionais e estaduais”, avaliou.
Na coletiva, o ex-delegado regional Rosalino Constante Seara não anunciou quais as áreas prioritárias de atuação da nova pasta, mas garantiu ações efetivas de policiamento ostensivo e operações integradas com Polícia Civil e Brigada Militar, assim como investimento em tecnologia “não só para inibir o crime, mas também para solucioná-lo”. “O aumento do número de homicídios, por exemplo, está relacionado com disputas entre facções. À época em que atuei em São Leopoldo, usamos estratégias para cessar as mortes, integrando outras corporações. Temos que reverter isso estressando os bandidos através de operações integradas e blitzes, articuladas com Brigada Militar e Polícia Civil”, explicou.
Seara também anunciou que avaliará a disponibilidade financeira da Administração Municipal para definir o número ideal de vagas a serem preenchidas no efetivo da Guarda Municipal. “Ainda não tenho esses dados, tudo é muito recente”, disse. Também destacou que buscará experiências de sucesso aplicadas em outras cidades. “Vou fazer um estudo em outras secretarias de segurança, no Estado, trazendo exemplos positivos. A prevenção será em todos os aspectos, vamos buscar expertise e trabalhar em cima dos índices de criminalidade”, avaliou.
O prefeito Luciano Orsi garantiu que haverá recursos para a nova secretaria, mas que buscará também verbas em Brasília para viabilizar a estruturação da nova pasta e a aquisição de equipamentos. “Hoje temos condições financeiras de assumir esse compromisso, à medida que a arrecadação aumentou e o percentual com gastos da folha reduziu”, garantiu.
Participaram, ainda, da coletiva o Procurador-geral do Município, Fauston Saraiva; o Vice-prefeito, Beto Santos; e o líder do Governo na Câmara, Alexandre Hoffmeister.