CORONAVÍRUS

Prefeitura amplia testagem para combater a variante ômicron da covid

A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo tem como uma das suas estratégias para controlar a pandemia de covid a testagem da população. E, a partir desta semana, esta ação ganha uma ampliação com a unidade móvel (Ônibus da Saúde) percorrendo vários locais e bairros do município aplicando testes para detectar o vírus. “Sabemos que a variante ômicron da covid, que é a que está circulando no momento, é mais transmissível entre as pessoas. Por isto que o testar é importante, justamente para tirar de circulação e isolar quem está com o vírus”, explica o secretário da Saúde Naasom Luciano.

O primeiro local que recebeu o Ônibus da Saúde foi a Praça Punta del Este, em frente ao Shopping, nesta segunda-feira (17/01), em dois horários: das 07h às 10h e a partir das 17h às 19h. O teste que está sendo realizado é o teste rápido de antígeno para a covid, em que o resultado fica pronto em 20 minutos. Não é necessário agendamento, a realização dos testes será por livre demanda, com preferência para pessoas com sintomas. “Apesar de ser por livre demanda, ou seja, basta pedir para fazer o teste, a equipe do Ônibus da Saúde tem uma capacidade de aplicação destes testes e a população que procurar o serviço deve ter esta compreensão”, detalha o secretário.

Para fazer o teste na unidade móvel, basta apresentar documento de identificação e Cartão SUS ou comprovante de residência de Novo Hamburgo. Não serão testadas crianças abaixo de 12 anos. No Ônibus da Saúde serão realizados somente os testes rápidos, não será realizada a vacinação contra a covid.

Esta ampliação da testagem no município integra o projeto Testar RS do governo do Estado. Nesta etapa, Novo Hamburgo recebeu 15 mil testes.

Programação do Ônibus da Saúde

– Segunda-feira, dia 17, das 07h às 10h e das 17h às 19h, na Praça Punta del Este.

– Terça-feira, dia 18, das 08h às 11h e das 17h às 19h, na Praça Punta del Este.

Testes seguem sendo aplicados nas unidades de saúde

Além da ação na unidade móvel, a Secretaria de Saúde segue oferecendo a aplicação dos testes nas unidades de saúde e no Centro Covid. Nestes locais, a aplicação ocorre por acolhimento e não por livre demanda, ou seja, passa pela triagem da equipe de enfermagem. As unidades de saúde devem ser procuradas por quem está sintomático.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile