NOVO HAMBURGO

Prefeitura conclui licitação dos ônibus em Novo Hamburgo

Processo chega ao fim após passar por vários prefeitos em cerca de 30 anos; empresa de Santa Catarina vence concorrência

A prefeita Fátima Daudt acaba de anunciar nesta quarta-feira (08/11), a conclusão da histórica licitação do transporte coletivo de Novo Hamburgo. A empresa catarinense Viação Santa Clara Ltda foi a vencedora da concorrência. “Temos trabalhado muito para chegar até aqui. Valeu a pena sermos obstinados e incansáveis”, destaca a prefeita, lembrando que esta era uma demanda de cerca de 30 anos na cidade.

Nesta quinta-feira, dia 9, às 13h30, Fátima Daudt dará entrevista coletiva sobre esta licitação histórica, no auditório do quarto andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Fátima lembra que o processo licitatório foi acompanhado de ponta a ponta pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A todo o momento os técnicos do Tribunal de Contas eram consultados e os trâmites ajustados sempre que necessário. Isso nos dá total segurança jurídica, apesar de ser uma licitação extremamente difícil”, completa Fátima, que fez questão de agradecer os servidores municipais envolvidos no processo.

Nestes cerca de 30 anos em que vários prefeitos tentaram licitar o transporte coletivo de Novo Hamburgo, foram vários processos licitatórios. “Esta que concluímos é a quarta licitação que abrimos desde 2017, o que mostra o quanto estávamos determinados. Enfrentamos várias dificuldades, inclusive recursos judiciais das atuais empresas”, recorda Fátima.

“Entre as minhas metas quando assumi, em 2017, estava a de resolver pendências históricas, como as licitações do lixo e dos ônibus. A do lixo foi resolvida ainda em 2019. Agora, a dos ônibus também está, apesar dos vários desafios, inclusive a pandemia”, enfatiza a prefeita.

O novo transporte coletivo de Novo Hamburgo virá carregado de novidades, que, segundo técnicos do TCE, servem de referência a todo País. A principal delas é a separação entre venda de passagens e o serviço do transporte, ou seja, diferentemente do que normalmente acontece, a empresa que fará o transporte não irá vender passagens.

Os usuários sentirão vários outros benefícios com o novo serviço, como ar-condicionado em diversos ônibus, acessibilidade em todos eles, linhas atendendo inclusive áreas de baixa demanda, películas de proteção solar, câmeras de segurança, sistema de avaliação e botão de pânico, entre outras.

Sair da versão mobile