NOVO HAMBURGO
Prefeitura de Novo Hamburgo decreta estado de calamidade pública
Mais de 1700 pessoas estão desabrigadas no município
Considerando o agravamento da situação em Novo Hamburgo, a prefeita Fátima Daudt decretou nesta sexta-feira (03/05), estado de calamidade no Município. O decreto 11261/2024 substitui o decreto de situação de emergência que havia sido publicado nesta quinta-feira (02/05).O dique do Rio dos Sinos em Novo Hamburgo começou a extravasar no início da tarde desta sexta-feira, na altura da Vila Palmeira, bairro Santo Afonso, conforme previsto por técnicos da Prefeitura e alertado para moradores durante a madrugada de hoje. O nível do Sinos chegou 9,68 metros às 15 horas, fato nunca visto antes na história das medições, e está transbordando desde por volta dos 9,42 metros.
Como o Sinos está extravasando sobre o dique, as águas estão avançando rapidamente sobre as partes mais baixas da zona sul da cidade. O dique é uma obra de contenção realizada pelo governo federal na década de 1970 e nunca havia extravasado até hoje. Ainda durante a madrugada desta sexta-feira, a prefeita Fátima Daudt determinou a evacuação preventiva dos moradores da Vila Palmeira. Novo Hamburgo havia decretado situação de emergência na cidade na quinta-feira, dia 2. O Município também já havia suspenso as aulas nas escolas municipais nesta sexta-feira.
Abrigos acolhem atingidos
Novo Hamburgo registra 1.743 pessoas desabrigadas no início da tarde desta sexta-feira. O Município está com cinco pontos para o acolhimento dos desabrigados: CIEP Canudos, ginásio do Colégio Sinodal da Paz, ginásio do Sesi, ginásio do CIE e na Fenac. Entidades disponibilizaram caminhões e outros veículos para ajudar a remover pessoas que precisam sair de casa e levá-las para parentes ou amigos ou ainda aos abrigos da Prefeitura.
A Defesa Civil de Novo Hamburgo continua com as equipes mobilizadas nas ruas da cidade, auxiliando no resgate da população nos pontos de enchentes e monitorando o risco de deslizamentos em encostas de morros. Os telefones de plantão da Defesa Civil são: 99707-9954 | 98058-9979 | 98013-9178 | 99920-8131 | 99467-6568. Em caso de emergência, ligue para Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou 3595-1123.
Voluntários
Os voluntários que se disponibilizam a atuar nos alojamentos podem entrar em contato pelo WhatApp (51) 9-8054-9244 (somente mensagem, não atende ligação). Informe os horários disponíveis e o local da sua residência.
Doações na Fenac
A Prefeitura abriu um ponto de coleta de doações na Fenac, que estão sendo direcionadas para as famílias desabrigadas. A entrada deve ser feita pelo portão da área administrativa na Rua Araxá. O funcionamento nesta sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (05/05) será das 09h às 19h.
As doações mais necessárias são: colchões e roupas de cama, como cobertores, lençóis, travesseiros e toalhas de banho, fraldas de todos os tamanhos. Outras necessidades são arroz, feijão, açúcar, massa, farinha de trigo e de milho, leite, óleo de soja, água mineral, achocolatados, bolachas, rações para cães e gatos, materiais de limpeza e de higiene pessoal.
A Prefeitura está providenciando a compra de 300 colchões, enquanto as entidades ((ACI NH/CB/EV/DI, CDL e do Sindilojas) se comprometeram em doar outros 115 colchões, todos para serem disponibilizados nos abrigos. A comunidade também pode auxiliar, doando essencialmente colchões e roupas de cama, como cobertores, lençóis e travesseiros.
Unidades de Saúde com atendimentos suspensos
Quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) estão com os atendimentos suspensos: Lomba Grande, Liberdade, Palmeira e Getúlio Vargas, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Afonso. A Casa da Vacina não abrirá neste sábado, dia 4, como estava inicialmente previsto dentro das ações de vacinação.
Comusa: captação de água suspensa
A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo suspendeu temporariamente a captação de água no Município com o aumento do nível do Rio dos Sinos. Há água nos reservatórios, mas o consumo pela população pode causar desabastecimento. Não há previsão para a retomada na captação.
Recolhimento de lixo
O recolhimento de lixo está afetado na cidade nesta sexta-feira, principalmente nos bairros Canudos, Santo Afonso, Industrial e em Lomba Grande.
Linhas afetadas do transporte público
O transporte público municipal também está sendo afetado por causa das chuvas. Todas as linhas que atendem o bairro Canudos e passam pela Rua Orozimbo Correa Mendes estão com os itinerários comprometidos.
Linhas com atendimento parcial: Linhas Medianeira, Primeiro de Março, Rincão Roselândia e Aeroclube.
Linhas suspensas devido ao bloqueio de acesso aos bairros: Linhas Santa Clara, Princesa Isabel, Vila Kroeff, Lomba Grande, Quilombo e São João/Santa Maria.