NOVO HAMBURGO

Prefeitura divulga novo balanço da enchente em Novo Hamburgo

Nível do Sinos segue em declínio, marcando 8,38 metros no fim desta segunda-feira

A Prefeitura de Novo Hamburgo criou uma central para que entidades, igrejas e escolas que estão alojando desabrigados possam informar suas necessidades, como colchões e agasalhos. Estas instituições devem contatar o telefone 9-9469-6751. “O Município irá fornecer estes materiais conforme a disponibilidade”, adianta a procuradora-geral do Município, Fernanda Luft, coordenadora geral dos trabalhos de atendimento da histórica cheia do Rio dos Sinos.

Na outra ponta, a Prefeitura reforçar orientação a voluntários e/ou ONGs que solidariamente querem fornecer marmitas e refeições prontas aos atingidos pela enchente nos pontos de abrigamento para contatarem a Central de Refeições Prontas antes de realizar o preparo da alimentação. O telefone é o 9-9528-7679. A medida visa uma melhor organização da distribuição e para evitar o desperdício de alimentos. Os voluntários e/ou ONGs que já estavam fornecendo alimentação em pontos de abrigamentos podem seguir com a destinação nos mesmos locais.

O Município está acolhendo cerca de 4,7 mil pessoas em abrigos coordenados pelo Executivo Municipal, dos quais cerca de 3 mil somente na Fenac, que recebem alimentação, local para dormir e roupas (imagens da entrega de roupas). Desde domingo, cerca de 200 pessoas já deixaram algum destes abrigos para retornar às suas casas. No momento da saída, eles também recebem kits de alimentos, roupas e material de limpeza. Há ainda pessoas abrigadas em igrejas e outras instituições, que são responsáveis pela administração destes pontos.

Também começa nesta terça-feira, dia 7, a distribuição de kits de alimentos, de roupas e limpeza para os desabrigados que tiveram a casa atingida com a enchente do Rio do Sinos, e não estão sob o acolhimento do Município nos abrigos. A entrega ocorrerá na Fenac, das 09h às 17h, com entrada pelo portão principal da Avenida Nações Unidas. Será realizado um cadastro dos atingidos no momento da entrega.

 

Cerca de 32 mil atingidos

Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Novo Hamburgo calculam que cerca de 32 mil pessoas foram impactadas pela maior cheia da história do Rio dos Sinos no Município. O número representa a população dentro da área onde chegou a água, atingidas total ou parcialmente, não significando desabrigados. A avaliação levou em conta os setores censitários do IBGE (censo), dentro da área com cota 9 metrosne afeta os bairros Santo Afonso e Canudos.

 

Rio dos Sinos

O Rio dos Sinos está com 8,38 metros na medição das 19h41 desta segunda-feira (06/05).

 

Voluntários dão exemplo

A cheia histórica do Rio dos Sinos está mobilizando centenas de voluntários em Novo Hamburgo, que estão dando exemplo de solidariedade e empatia. Na Fenac, desde a tarde de quinta-feira (02/05), não param de chegar donativos da comunidade local, como alimentos não perecíveis e agasalhos, além de colchões e roupas de cama, que estão sendo recebidos para a destinação aos desabrigados pelas equipes da Prefeitura e os voluntários, em um auxílio fundamental na organização.

Outro apoio importante dos voluntários é nos abrigos, contribuindo para o funcionamento dos locais, além de estar envolvidos em atividades recreativas e de entretenimento, como teatro, jogos interativos e brincadeiras, amenizando o trauma de crianças e adultos (imagens).

 

Unidades de Saúde com atendimentos suspensos nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta terça-feira (07/05), os atendimentos estarão suspensos nas unidades de saúde: USF Lomba grande, UBS Santo Afonso, USF Kroeff, USF Getúlio Vargas, USF Rondônia 1, USF Liberdade, UBS Liberdade e UBS Rincão, em razão de impactados das enchentes. O restante das unidades de saúde do município estará aberto, mas com atendimentos restritos devido ao número de profissionais. A orientação é que a população que necessite de atendimento busque a unidade mais próxima de casa que estiver aberta ou uma das UPAs.

 

Farmácia Comunitária

Em razão do quadro reduzido de funcionários, a Farmácia Comunitária está com o atendimento restrito. A orientação é que a população procure o local somente em caso de necessidade imediata, como a de medicamentos controlados e antibióticos. Uma alternativa para quem precisa de outras medicações, como hipertensivos e para o controle da diabete, que se busque junto a farmácias populares.

 

Doações

Neste momento, a Central de Doações na Fenac precisa principalmente de farinha de trigo de 1 quilo para fechar os kits das cestas básicas. A entrada é pela Rua Araxá, nº 505, no bairro Ideal, das 09h às 19h.

 

Transporte coletivo nesta terça-feira

O transporte coletivo circulará nesta terça-feira, com a grade de horários de sábado, sendo que as linhas abaixo terão alterações:
– Linhas VILA KROEFF, PRINCESA ISABEL e SANTA CLARA: terão itinerário parcial:
Saindo do centro: Av. Pedro Adams Filho, Rua Antônio Roberto Kroeff, Rua Itororó (perto da empresa Jasot), Visconde de Cairu até o bairro. No sentido bairro/centro, trajeto o contrário. O Itinerário no Residencial Princesa Isabel está liberado.
– Linha AEROCLUBE: fará o itinerário pelo Residencial Marisol.
– Linha CANUDOS/ESMERALDA: fará a volta na Rua Nobel.
– Linhas que iniciam ou terminam na Rua Orozimbo Mendes irão utilizar a Rua Nobel.
– Linhas VILA MARTE e 1º DE MARÇO: não circularão.
Com o acréscimo das linhas:
– T04-A – RS239 via BR 116: grade de dias úteis.
– S18- A – Circular Princesa Isabel: grade de dias úteis

 

Voluntários: evitem vir de carro para a Fenac

A coordenação da Central de Doações na Fenac solicita aos voluntários que estão trabalhando ou trabalharão nos pavilhões evitem vir de carro até o local, que apresenta grande fluxo de veículos nas vias do entorno, já que felizmente a solidariedade hamburguense está grande e o volume crescente de doações. A sugestão é que o deslocamento seja realizado por meio de transporte por aplicativo e/ou carona.

 

Aulas suspensas

A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino por tempo indeterminado até que seja possível a retomada das atividades nas escolas.

 

Comusa: captação de água segue suspensa

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo continua com a suspensão temporária da captação de água no Município. Não há previsão para a retomada na captação.

Sair da versão mobile