EDUCAÇÃO
Prefeitura e Asbem formam mais 63 jovens em Aprendizagem Comercial
Formandos, familiares e autoridades celebraram nesta quarta-feira a conclusão do curso
O salão social da Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), no bairro Ideal, recebeu formandos, familiares e autoridades na noite desta quarta-feira (16/08), para a cerimônia de entrega dos certificados aos 63 jovens formandos da etapa teórica do Curso de Aprendizagem Comercial em Comércio e Serviços, dentro do projeto de Formação Laboral financiado pela prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, e ministrado pela Asbem.
“Hoje, vocês completam um ciclo com o recebimento desse diploma. Um diploma que vocês recebem por aprendizado, conhecimento e capacitação para correrem atrás do mercado de trabalho”, pontuou a prefeita Fátima Daudt, que prestigiou a formatura.
A Aprendizagem Comercial é uma estratégia importante para a promoção de direitos e inserção ao mundo do trabalho, e é por meio deste programa que adolescentes e jovens têm reais chances de acesso ao mercado de trabalho, além do desenvolvimento de habilidades e saberes para a vida em sociedade.
Além da prefeita, estivem representando o Executivo na cerimônia, o diretor de Programas de Prevenção a Violência, Daniel Bota, e a diretora de Assistência Social, Anete Regina da Cunha. Também participaram da formatura a presidente da Asbem, Ana Luísa Conti, a gerente administrativa financeira da Asbem, Lilian Sdeil, e as educadoras Lilian Assis e Sandra Bergold.
“Aprendemos, entre muitas coisas, que a pontualidade e assiduidade são importantes, que as regras são para serem respeitadas e que devemos ser solidários uns com os outros. Além disso, que devemos fazer valer a nossa voz e que sem esforço não se vai a lugar nenhum. O que alcançamos hoje? É apenas uma pequena parte do que podemos alcançar!”, ressaltou o formando Riquelme Strege, ao lado do colega Gustavo Cardoso, em nome da turma 01/2023 durante discurso na cerimônia. Já a turma 02/2023 foi representada pelo jovem Lorenzo de Andrade.
O público-alvo do projeto são jovens e adolescentes de escolas públicas com idades entre 14 e 18 anos de baixa renda. Os interessados podem se inscrever na própria Asbem, localizada na Rua Guarujá, 171, no bairro Pátria Nova.