Connect with us

NOVO HAMBURGO

Prefeitura e moradores do bairro Canudos assinam acordos para desocupação de imóveis

Local é essencial para início do empreendimento de 900 unidades habitacionais

Os últimos dois acordos para a desocupação de imóveis na Rua Elvira Maria da Conceição, no bairro Canudos, foram assinados nesta sexta-feira (28/03). Eles são necessários para o avanço do empreendimento que vai resultar em 900 unidades habitacionais destinadas a atingidos pela enchente de 2024. O primeiro, relacionado ao imóvel da senhora Louraci Corrêa, foi concluído na quarta-feira (26/03).

A Procuradoria Geral do Município (PGM) articulou os acordos com os moradores da área, em colaboração com as secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU) e Gestão, Governança e Desburocratização (SMGGD). A Defensoria Pública acompanhou todo o processo, que transcorreu com o objetivo de garantir que todos deixassem suas residências com segurança e dignidade.

“A concretização destes acordos reiteram o compromisso que assumimos com essas e outras famílias, que faríamos as remoções com diálogo e sem desassistir ninguém”, diz o prefeito Gustavo Finck.

Essas famílias foram alocadas para residências próximas aos seus endereços originais, mantendo o vínculo com a região. O valor dos aluguéis será subsidiado integralmente pela construtora responsável pelo empreendimento. Desta forma, os critérios não seguirão os definidos pelo Aluguel Social e não haverá custos para o Município.

“O ato reforça o compromisso da gestão com a solução efetiva das demandas da população, sem prejuízo das necessidades das pessoas afetadas para cada ato”, destaca a procuradora do Município, Giovana Federizzi. Agora, o próximo passo é a liberação definitiva da rua, para que haja a continuidade do empreendimento pela Caixa Econômica Federal. Ao contrário do que foi propagado, o Executivo sempre priorizou o diálogo com as famílias envolvidas.

Notificações e desocupações

Outros imóveis deverão ser desocupados futuramente, conforme o empreendimento se aproximar da conclusão. Eles estão situados nas ruas Arno Adalberto Bohn e Adolfo Henrique Streb. No entanto, não há urgência nesse caso, pois esses acessos só serão necessários na fase final da construção das unidades habitacionais.

As famílias já estão cientes sobre essa futura necessidade.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados