NOVO HAMBURGO
Prefeitura e MRV Engenharia entregam Maternidade do Hospital Municipal reformada
A Administração Municipal e a MRV Engenharia entregaram à comunidade, na manhã desta quinta-feira (22), a reforma da Maternidade do Hospital Municipal. A obra foi realizada graças à negociação entre Prefeitura e construtora envolvendo contrapartida ao megaempreendimento da MRV no bairro Vila Rosa, na área do antigo Estádio Santa Rosa. Participaram do evento a prefeita Fátima Daudt; o vice-prefeito, Antônio Fagan, o secretário Municipal de Saúde, Naason Luciano; o presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), Rafaga Fontoura; representantes da MRV Engenharia; e outras autoridades municipais.
Segunda a prefeita Fátima Daudt, a obra tem relevância não só por proporcionar melhor atendimento às gestantes e bebês, mas também porque o hospital público hamburguense é hoje referência em atendimento nessa área na região. “É sabido que cidades vizinhas estão realmente fechando leitos, e essa população acaba por ser atendida aqui. E, mesmo em meio à crise da saúde pública, com falta de repasse pelo Estado, continuamos pagando salários em dia, investindo e atendendo a todos”, explica. Fátima ressaltou, ainda, que essa é a primeira reforma efetuada na Maternidade desde a inauguração da unidade de saúde, ainda como Hospital Operário, na Era Vargas.
A reforma foi realizada através de parceria com a MRV, que investiu cerca de R$ 500 mil na reestruturação de toda a ala de internação, com a retirada de paredes e divisórias. A construtora também fez mudanças nas instalações elétricas, hidráulicas, instalou novo sistema hidrossanitário e efetuou acabamentos e infraestrutura de quatro enfermarias com banheiro. Melhorou, ainda, o depósito de material de limpeza, o posto de enfermagem com banheiro, a copa e a cozinha. A Maternidade do Hospital Municipal realiza, em média, 280 partos por mês.
O secretário Naason Luciano lembrou que a reforma integra uma série de ações de reforma, construção e ampliação, em projeto ou execução pela Prefeitura no Hospital. A Rede Cegonha – uma rede de amparo e atendimento a gestantes e bebês que reúne atendimento pré-natal nas UBSs, Maternidade e UTI Neonatal – recebe melhorias com a ampliação da área física da UTI Neonatal e a entrega da Maternidade reformada. Além disso, há obras previstas como a construção do Anexo 2 e do Anexo Feevale. “É preciso enaltecer a iniciativa da Administração Municipal de contrair negociações (como essa que permitiu a reforma da Maternidade) que se traduzem em avanços para a população”, elogia.
O gestor de Obras da MRV, Lucas Caramini, destacou o caráter comunitário da empresa, para além da comercialização de unidades residenciais. “A MRV quer contribuir para o desenvolvimento da sociedade, não se trata apenas de entregar apartamentos. Para nós é gratificante poder contribuir para a comunidade hamburguense”, diz.