NOVO HAMBURGO

Prefeitura entrega 200 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção

Em um momento de emoção e alegria, a Prefeitura de Novo Hamburgo, a Secretaria Estadual de Saúde e o Grupo Solução em Gestão (SEG) realizaram, nesta quarta-feira (25/10), a entrega de 200 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs) a pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV), no bairro Rondônia. O espaço de saúde é referência no cuidado e reabilitação de pacientes com diferentes tipos de deficiências pelo SUS de 42 cidades da região.

O evento contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, do secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Marcelo Reidel, da presidente do Grupo Solução em Gestão, que gerencia o CER-IV, Edilene Katucha Kailer, e da diretora técnica do CER-IV, Eliane Fagundes Fernandes.

Em sua fala, a prefeita falou sobre os desafios de lidar com saúde pública, principalmente no início da sua gestão em 2017, quando a prefeitura tomou a iniciativa de concluir a construção do CER-IV. “Decidimos entregar esse projeto da melhor forma possível para a população. É uma estrutura que precisava de muitos recursos para abrir, então decidimos, inicialmente, custear os atendimentos e contribuir para entregar esse serviço com respeito à comunidade”, detalhou Fátima Daudt.

Para o secretário Marcelo Reidel, prestigiar esse momento reforça a parceria entre as administrações municipal e estadual. “Este espaço era uma obra inacabada e, hoje, transforma vidas. Podemos dizer que estamos em um dos espaços de saúde mais bonitos do Rio Grande do Sul, e temos orgulho disso. Acessar um serviço assim é gratificante e mostra que o SUS funciona muito bem. Este evento é resultado da parceria entre o município e o Estado. Todos aqui aguardaram até esse desfecho, em um momento muito bonito”, ressaltou.

A secretária Arita falou sobre a alegria de estar de volta a Novo Hamburgo para celebrar a vida das famílias que receberam as OPMs. “Esta é a segunda vez que viemos aqui para testemunhar o CER IV diminuindo o tempo de espera dos usuários desse serviço. A equipe técnica merece os parabéns pelo atendimento de excelência e qualidade. Registro nosso agradecimento, em nome do governador Eduardo Leite e da Secretaria Estadual de Saúde. Que essas OPMs proporcionem dignidade e o caminho para a felicidade”, agradeceu.

Feliz pela entrega, Josiane Hugentopler estava com muita expectativa para receber o sapato ortopédico de seu filho pequeno. “Me surpreendi, pois passou apenas dois meses até a entrega. Ele cai bastante, pela sua condição nos pezinhos, mas agora terá mais segurança para caminhar e brincar”.

 

42 municípios recebem atendimento multidisciplinar no CEI-IV

Conforme a diretora técnica Eliane Fagundes Fernandes, o CER-IV de Novo Hamburgo tem sido uma referência no cuidado e na reabilitação da pessoa com deficiência. “Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida e inclusão social, a equipe multidisciplinar do Centro trabalha incansavelmente para auxiliar os pacientes em sua jornada de recuperação. Nesse sentido, a entrega das OPMs e certificados representa um marco importante no percurso desses pacientes”, explicou.

Desde a inauguração, o espaço realizou mais de 288 mil procedimentos e mais de 170 mil atendimentos. São 60 profissionais qualificados e capacitados em atender pacientes de 42 municípios. O Centro também é referência regional para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), dentro do programa TEAcolhe do governo estadual. O CER-IV é gerenciado pelo Grupo Solução em Gestão. “Acreditamos que oferecer um atendimento humanizado é tão essencial quanto investir em tecnologia e sistemas de gestão de atendimento. Por meio dele é possível proporcionar uma melhor forma de cuidado e alcançar mais resultados nos tratamentos”, enfatizou Edilene Katucha Kailer, presidente do SEG.

Sair da versão mobile