NOVO HAMBURGO
Prefeitura garante novo prazo para 24 famílias não perderem casa no valor de R$ 200 mil

Famílias haviam sido desabilitadas do Programa Compra Assistida
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) trouxe boas novas para um grupo de moradores que perdeu a casa na enchente de maio de 2024 e que, após ser selecionado para o programa Compra Assistida, foi desabilitado do benefício porque perdeu o prazo. Na noite de quinta-feira (10/04), 24 famílias estiveram reunidas na SDSH para receber a notícia que terão uma nova chance.
Ocorre que elas haviam sido selecionadas para ganhar uma casa no valor de até R$ 200 mil do governo federal, mas como não apresentaram documentos no período estipulado, foram desabilitadas. Quando a SDSH descobriu o problema no início de janeiro, passou a se reunir com a Caixa Federal e o Ministério das Cidades pedindo que a situação fosse revista.
“O governo federal atendeu o nosso pedido e agora vocês terão até o final do mês para encontrarem uma casa”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Gislaine Pires.
O prefeito Gustavo Finck também fez questão de marcar presença na reunião e parabenizou a equipe da Prefeitura por não desistir da tentativa de reinserir as famílias no programa Compra Assistida. “A nossa preocupação é ajudar vocês a encontrar um imóvel que esteja tudo certinho para terem a casa nova. Estamos trabalhando para que todos tenham uma moradia digna”, declarou.
O superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal no Vale do Sinos, Ricardo Darós, participou do encontro e esclareceu todas as dúvidas das famílias. Uma das questões que gera dúvida é sobre as características do novo imóvel que, pela Caixa, é tratado como uma unidade habitacional, podendo ser uma casa ou um apartamento.
Daros ainda tranquilizou as famílias sobre os novos prazos para procura do imóvel e sobre a garantia de receber uma unidade habitacional do governo federal. “O nome de vocês está na lista do programa. Podem ficar tranquilos”, disse Darós.
Além disso, corretores imobiliários que tem atuado como parceiros da Caixa, participaram da reunião, colocando-se à disposição das famílias para auxiliar na busca do imóvel que necessita ser escriturado, com matrícula e sem dívidas. O diretor de Habitação, Volnei Ferrari, também esclareceu questionamentos das famílias.