CAMPO BOM
Prefeitura, Nike e Feevale lançam projeto social Joga Aurora
O lançamento oficial do projeto ocorreu durante a tarde desta sexta-feira, 4, no Campus I da Feevale, em Novo Hamburgo, quando foram entregues aos estudantes kits de participação – com tênis, camisetas, calção e meias – às 100 crianças e adolescentes integrantes da iniciativa, também foram realizadas oficinas e atividades de música, recreação e esporte.
Participaram do evento o prefeito Luciano Orsi, o vice-prefeito Beto Santos, o Chefe de Gabinete Tiago de Vargas e a secretária de Educação Simone Schneider. Orsi destacou que, além de promover o esporte e uma melhor qualidade de vida para esses jovens, o projeto também desenvolverá ações semanais de acompanhamento do rendimento escolar. “Essa é uma ação de promoção de cidadania, tanto que contará com visitas domiciliares para acompanhar o desenvolvimento do aluno. Esperamos com este projeto resultados diretos na formação de valores destes estudantes, melhora no rendimento escolar com uma melhor inclusão social e um bom desenvolvimento físico e mental deles”, ressalta o prefeito.
Já a secretária de Educação pontuou que o projeto Joga Aurora surge para atender as crianças dos bairros Aurora e Ipiranga em situação de vulnerabilidade social. “O intuito é promover o desenvolvimento social através da prática de iniciação multiesportiva e do lazer. O esporte, em todas as suas possibilidades – educacional e de lazer – pode ser utilizado enquanto estratégia de enfrentamento da vulnerabilidade social, buscando o desenvolvimento integral, a promoção de cidadania, de saúde e da qualidade de vida”, define.
Saiba mais
O projeto teve início em março de forma experimental no Centro Municipal de Educação Campo Sempre Bom e, desde a terça-feira, dia 1º, está sendo realizado na escola, que agora conta com turno integral . As turmas são formadas por estudantes de 7 a 12 anos, organizados por faixa etária. O projeto conta com a atuação de um professor de educação física da Feevale, um estagiário e também quatro embaixadores da Nike que trabalham como voluntários.
Para a diretora da escola Edmundo Strassburger, Aline Monteiro, o projeto significa muito para os estudantes e para a comunidade. “Os alunos estão muito felizes por serem englobados neste projeto, sendo que Campo Bom é o único no Estado a participar desta iniciativa da Nike que também é realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Estamos recebendo todo suporte com materiais esportivos como bolas, coletes, cordas, cones, entre muitos outros que ainda devemos receber”, explica a diretora.