Connect with us

CULTURA

Prefeitura tomba dois prédios históricos como patrimônio cultural de Novo Hamburgo

Ação tem o objetivo de preservar os imóveis para as futuras gerações

Dois imóveis que fazem parte da história de Novo Hamburgo foram tombados como patrimônio pelo Município: o Casarão Friedrich e a sede do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais (GSFM). O tombamento tem o objetivo de garantir a preservação dos imóveis e das suas histórias para as futuras gerações.

“O Casarão Friedrich é uma das principais edificações históricas da imigração alemã e talvez o mais antigo remanescente arquitetônico da história da população negra em nossa cidade e região”, destaca o secretário de Cultura, Angelo Reinheimer. O Casarão foi construído entre 1830 e 1840 e fica localizado no bairro Guarani.

Já o prédio do Grêmio Sindicato é a antiga sede da Sociedade de Cantores Frohsinn e foi também casa do Coro Júlio Kunz, o mais antigo em atividade ininterrupta do Município, com início em 1888. A construção ocorreu entre 1902 e 1903, sendo inaugurado em 10 de maio de 1903.

“É, sem dúvida, uma das edificações mais importantes do Corredor Cultural de Novo Hamburgo por suas qualidades históricas e arquitetônicas”, comenta o secretário.

Conforme Reinheimer, o reconhecimento permite acesso a mecanismos de financiamento para conservação e restauro desses bens, como a Lei Rouanet e a Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC), além de outros editais de fomento à cultura nas esferas federal, estadual e municipal.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados