CAMPO BOM

Primeiro Pomar Urbano de Campo Bom será no bairro Bela Vista

Projeto, vinculado ao Plano Municipal de Arborização Urbana, teve a obra iniciada na última semana e vai garantir mais de 260 árvores nativas e exóticas, além de opções de lazer

Um espaço recheado de árvores frutíferas, com playground, academia ao ar livre, pet park, pergolados com recantos de descanso, mesas de xadrez, percursos de caminhadas, além de um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED, garantindo mais segurança. Tudo isso está sendo iniciado pelo Bairro Bela Vista, com o primeiro Pomar Urbano de Campo Bom.

O prefeito Luciano Orsi comenta que o projeto faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana e que os pomares vão aumentar as áreas arborizadas da cidade e proporcionar novos espaços de lazer e interação a todos os campo-bonenses. “Nessa primeira parte, vão ser plantadas mais de 260 árvores de 25 diferentes espécies de frutas nativas e exóticas. A expectativa é de que, em até cinco anos, todas já estejam produzindo frutas e embelezando o espaço utilizado pelos moradores”.

A secretária de Obras Gênifer Engers ressalta o prazo para que a obra seja concluída, além dos preparativos necessários para que ela fosse iniciada. “A conclusão da obra vai ocorrer até o final do primeiro semestre de 2024 (cerca de 8 meses). Para que as novas árvores e estruturas sejam plantadas e instaladas, realizamos a supressão de outras que já existiam no local, algo autorizado pelos órgãos competentes, de acordo com as leis ambientais. Além disso, conseguimos transplantar algumas árvores para outros locais”.

O secretário de Meio Ambiente João Flávio da Rosa valoriza o projeto e comenta que “as mudas selecionadas estão inclusas no plano municipal, integrando o programa Arboriza Campo Bom, que prevê o plantio de árvores no espaço urbano a fim de garantir o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade. Algumas das espécies que vão estar no novo pomar são jabuticaba, goiaba e pitanga”.

A participação da comunidade no plantio é sempre bem-vinda. No entanto, é necessário solicitar autorização junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA). É preciso orientação técnica para que não sejam plantadas espécies que possam causar problemas, por exemplo, no encanamento público, nas calçadas e na fiação aérea.

Sair da versão mobile