CAMPO BOM

Professores da rede municipal de Campo Bom retomam formação sobre neurociência

Com o tema “Avaliação Global de Linguagem, Alfabetização e Complexidade” reiniciaram, na quinta-feira (10/03), as palestras para os professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Campo Bom. O encontro foi on-line, com a mestre e doutora em Linguística Aline Lorandi, que desde 2021 trabalha o tema neurociência para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

As palestras seguirão até julho e este foi o último encontro remoto. Os próximos ainda abordam temas como a alfabetização na perspectiva da neurociência. Também são previstas formações específicas para o grupo do Projeto AlfabetizAÇÃO.

O prefeito Luciano Orsi ressalta que, tanto nos anos iniciais como na Educação Infantil, a alfabetização é uma frente muito importante. “Desde o início da nossa gestão, em 2017, dedicamos atenção especial à capacitação dos profissionais da educação, o que tem colocado Campo Bom em posição de destaque na região e no Estado”.

Para a secretária de Educação Simone Schneider, essa convivência e aprendizado com uma profissional tão preparada, traz grande progresso ao ensino e aprendizagem. “O tema neurociência é muito pertinente e auxilia os professores para aplicação no dia a dia com as crianças e adolescentes”.

Aline Lorandi é Mestre e Doutora em Linguística (PUCRS), com Pós-Doutorado em Neurociências Cognitivas (Birkbeck College-University of London). Professora há mais de 20 anos, de vários níveis de ensino – da educação infantil ao ensino superior, Lorandi tem experiência nas temáticas do desenvolvimento linguístico (língua materna e adicional), cognitivo e também nas neurociências da aprendizagem. Atualmente, dedica-se à divulgação científica na área do desenvolvimento infantil, por meio do canal de YouTube “Land” e de suas páginas no Instagram e Facebook.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile