NOVO HAMBURGO

Programa Melhor Idade deve virar política permanente em Novo Hamburgo

Projeto de autoria de Fernandinho Lourenço foi aprovado no Legislativo hamburguense

Em um plenário novamente lotado, a Câmara de Novo Hamburgo concluiu nesta quarta-feira (17/07), a aprovação de projeto de lei que transforma o Programa Melhor Idade (PMI) em uma política permanente na cidade. Assinada pelo vereador Fernando Lourenço (Solidariedade) e acolhida pelos demais parlamentares, a matéria segue agora para avaliação do Executivo.

O proponente revelou que visitas aos núcleos do PMI o inspiraram tanto a elaborar o projeto de lei quanto buscar se espelhar na alegria e entusiasmo dos participantes, que fazem aulas de ritmos, câmbio, pilates e ginástica funcional. Após a votação, Fernando agradeceu o apoio dado por todos os vereadores, desde o trâmite da matéria nos colegiados, especialmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur), na qual a proposta recebeu o aval dos integrantes apesar do parecer de inconstitucionalidade, até a apreciação realizada em segundo turno. Ele enalteceu também o trabalho desenvolvido pela coordenadora do Programa Melhor Idade, Raquel Gonçalves, e por toda a equipe.

“Esse projeto só tem em duas cidades do Rio Grande do Sul. Então, a gente precisa agradecer a cada um que saiu de sua casa, que veio de Uber, ônibus, de carona, que estava aqui presente em um dia tão importante. O próximo governo, quem for que seja, terá esse projeto como lei. Quem ganha com isso, não é a Raquel, que está coordenando brilhantemente essa iniciativa, são todos vocês e quem vir daqui para frente”, disse Fernando a uma plateia lotada, que devido ao grande número se instalou também nas dependências do plenarinho para acompanhar a votação.

Em seu pronunciamento, Raquel, reforçou que a aprovação da matéria era a realização de um sonho, um momento histórico. “Dentro da família PMI, a gente tem uma construção de trabalho. Nada é a Raquel, é nós. Se não fosse a Secretaria de Esporte e Lazer, se não fossem as representantes que temos nos núcleos, nossas parceiras de trabalho, se não fosse a minha equipe de trabalho, maravilhosa, e se não fosse a união de todos, as coisas não aconteceriam como acontecem. Vocês acreditam e sentem o benefício que isso traz para a vida. É isso que importa, é o quanto vocês vivem mais e com mais qualidade”, disse emocionada da tribuna.

 

Entenda a proposta

Conforme o Projeto de Lei nº 8/2024, o objetivo do programa é estimular a saúde dos idosos por meio da prática regular de exercícios, propostas socioculturais, atividades físico-ocupacionais e campanhas educativas sobre bem-estar, vacinação, prevenção ao câncer e combate ao alcoolismo e ao tabagismo. As ações ocorrem em espaços públicos municipais e têm o apoio de servidores ligados às áreas de saúde e educação física.

Atualmente gerido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), o PMI conta com uma média de 1,6 mil alunos, distribuídos em 26 núcleos em 19 bairros da cidade. Com aulas de ritmos, câmbio, pilates e ginástica funcional, o programa é direcionado a moradores de Novo Hamburgo com 50 anos ou mais. As inscrições são feitas diretamente na Smel, localizada no Ginásio Alberto Mosmann, dentro do complexo da Fenac.

Sair da versão mobile