Connect with us

CAMPO BOM

Projeto de Campo Bom dialoga sobre violência no ambiente escolar

 

O projeto piloto Cine Desenrola teve início em Campo Bom. A quinta-feira (06/10) foi a data do primeiro encontro, com o tema “convívio social” e os próximos três já tem as temáticas definidas: drogas lícitas e ilícitas; saúde mental; violência nas relações afetivas. “Neste projeto a gente usa o cinema e outros recursos tecnológicos para nos aproximar dos jovens no diálogo de combate à intolerância e todos os tipos de violência”, destaca o prefeito Luciano Orsi. O encerramento será em 11 de novembro, quando os jovens apresentarão um Tiktok sobre os assuntos debatidos.

 

Quem explica com mais detalhes é o educador social Ismael Martins Boeira, que ministrou a primeira atividade. “O projeto tem a proposta de dialogar com os jovens, sobre a violência dentro do ambiente escolar. A gente percebe que depois da pandemia há muitos casos de violência, intolerância e conflito entre este público. Então a ideia é que o jovem possa falar, se sentir livre falando sobre isso, para contribuir de uma forma que a escola se torne um ambiente mais agradável e acolhedor”, disse.

Educação, Assistência e Gabinete na execução do projeto


“Com essa primeira mostra que tivemos podemos ver que estamos no caminho correto e que é dessa forma que deve ser feito; trazendo algo que chame a atenção deles, como as redes sociais. Ouvir os relatos deles, de como os atritos estão envolvidos nas suas vidas, a questão dos ‘haters’, também mostra que temos muito trabalho pela frente”, conta a primeira-dama Kátia Orsi. Ela completa: “essa é uma sementinha que estamos plantando e neste primeiro momento a ação se mostrou muito satisfatória. Esse é o caminho, usar algo que eles gostam, para trabalhar algo mais positivo”.

 

A secretária de Educação e Cultura Simone Schneider pontua: “temos que proporcionar cada vez mais esses espaços de fala e escuta, de compartilhar experiências, sejam ruins ou boas. E com isso buscar soluções para o que nos aflige, pensar com o lado emocional e com o lado humano de quem está formando o futuro cidadão de Campo Bom”.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação a discussão é necessária dentro do contexto tecnológico atual. “A rede social ativa na vida dos jovens influencia muito na sala de aula, no que diz respeito ao comportamento deles. Então aqui a gente trabalha pelo fim do ciclo vicioso da violência”, afirmou.

Próximas pautas
13/10: “Drogas lícitas e ilícitas”, com os profissionais do Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde e a Psiquiatra Sueli.
20/10: “Saúde Mental”, com a equipe de psicologia e psiquiatria do Caps.
27/10: “Violência nas relações afetivas”, com as psicólogas Isabela S. Gozalvo Fumeo e Ana Terra, que também atendem o Creas.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados