ESPORTE
Projeto Futsal Social é reconhecido com o Troféu Mérito Boas Práticas Educativas e no Esporte
O projeto Futsal Social, desenvolvido pela União Jovem do Rincão (UJR) com recursos da lei federal de Incentivo ao Esporte, em parceria com a Universidade Feevale e apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, foi uma das iniciativas educativas e esportivas premiadas com o Troféu Mérito Boas Práticas Educativas e no Esporte. Promovido pelo deputado estadual Issur Koch, a iniciativa teve como objetivo reconhecer que se destacam nas áreas de Educação, Desporto e Inclusão na região.
A entrega da premiação foi realizada, nesta segunda-feira (24/04), no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Representaram o projeto na cerimônia o vice-presidente da UJR, Ari Laux, o psicólogo do Futsal Social, Everson Jaques, a estagiária Letícia Antunes e a aluna Talita Bittencourt de Miranda.
“No Brasil não temos a cultura de valorizar os bons exemplos nas mais diversas áreas. Na Educação e no Esporte não é diferente. Em 2023, ampliamos esta distinção para destacarmos também projetos na área do Desporto e da Inclusão, uma vez que Educação, Esporte e Inclusão são palavras que se fundem num mesmo propósito: aproximar e fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma o deputado.
Conforme o vice-presidente da UJR, a premiação mostra o quanto o clube, por meio do projeto, é atuante e faz a diferença na vida de todos os seus participantes. “Esse momento de reconhecimento é extremamente importante para o nosso projeto, pois para avançarmos como sociedade precisamos reconhecer as boas práticas que são realizadas, tendo como inspiração entidades e munícipios que promovem e constroem uma sociedade inclusiva e diversa”, complementa o psicólogo Everson Jaques.
A coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex) da Universidade Feevale, Luciane Iwanczuk Steigleder, destaca que a Instituição compreende a premiação com um importante reconhecimento ao Futsal Social. “O mérito está atrelado a seriedade do trabalho desenvolvido, a abrangência territorial e a qualidade metodológica, que potencializa o esporte como ferramenta de transformação social. A UJR e a Feevale estão comprometidas com este propósito e esperamos que a visibilidade dada pela premiação contribua na continuidade do projeto e inspire outras práticas de educação”, enfatiza.
O Futsal Social
Com 18 anos de atuação, em Novo Hamburgo, o Futsal Social utiliza o esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Atualmente, atende mais de 600 alunos, dos 7 aos 17, em seis bairros do município. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, composta por cerca de 30 colaboradores, entre profissionais ou acadêmicos de educação física, serviço social e psicologia, que atuam na promoção da geração de autonomia e no desenvolvimento de valores e habilidades fundamentais para uma convivência baseada no respeito às diferenças e em atitudes em prol da coletividade.
O projeto Futsal Social é uma realização da União Jovem do Rincão (UJR) em parceria com a Universidade Feevale, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex). Conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e de empresas como Banrisul, SLC Agrícola, Unique, AGCO, DLL Financial Solutions Partner, Pegada, Sulgás Rissul, Apta, Fruki, Grupo Dass, Tacosola, Wirth, Caimi&Liason e Carburgo, esses através da Lei de Incentivo ao Esporte.