Connect with us

NOVO HAMBURGO

Projeto Gameplay é lançado com objetivo de inserir adolescentes no mundo digital

Nesta quarta-feira (17/11), foi lançado o Projeto Gameplay, em cerimônia realizada na Base de Ação Comunitária Integrada do bairro Santo Afonso (BACI Santo Afonso). A iniciativa vai permitir a adolescentes de 14 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, o acesso à tecnologia e a jogos digitais. A seleção para participação do projeto é feita por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

“Como nós estamos em um mundo digital, essa é nossa proposta, trazer o adolescente aqui para aprender e, dessa forma, também trabalhar a prevenção à violência”, explica o diretor da Unidade de Gestão de Programas de Prevenção à Violência, Roberto Daniel Bota.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Raizer Ferreira, também ressalta a proposta de inserção social do projeto. “O projeto começa como piloto e nós conseguimos enxerga a multiplicação dele por toda a cidade. Eu fico muito feliz em saber como a gente pode inserir a comunidade dentro do que hoje é a atualidade. O projeto vai dar o controle e, ao mesmo tempo, o acesso à tecnologia.”

As atividades ocorrerão em dois turnos, nas segundas, quartas e sextas-feiras, com turmas de cinco pessoas, totalizando 30. A ideia do Projeto Gameplay é que o espaço disponibilizado seja, além de um local de entretenimento, um ambiente de convivências, formação e participação social para os adolescentes, permitindo que eles possam desenvolver as mesmas habilidades daqueles que tem acesso regular aos jogos eletrônicos.

O secretário de Segurança de Novo Hamburgo, general Roberto Jungthon, exalta o aspecto de convivência que o projeto irá proporcionar e que servirá de crescimento para cada participante. “É neste convívio que nós estamos apostando que cada um dos nossos jovens vai ter a oportunidade de saltar. A gente começa sempre com um primeiro passo, pequeno, mas firme. Esta foi a intenção do Projeto Gameplay. É um pequeno passo, firme e que tem um grande propósito”, comenta.

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Eliton Ávila, destaca também o foco de inclusão social do Gameplay. “A gente só combate a desigualdade quando se apresenta oportunidades. E esta é uma oportunidade. Quando se consegue tirar um jovem da rua e inserir em um projeto como este, a gente está colaborando para que este jovem saia muitas vezes da zona do conforto ou muitas vezes não entre no caminho da criminalidade. Então, este trabalho de inclusão social faz diferença na vida destes jovens.”

Também participaram da cerimônia o secretário de Esporte e Lazer, Daniel Becker, o diretor de Esportes, Dieizon Rech, e diretor de Inclusão Digital, Marcelo Viega de Lima.
O Projeto Gameplay é uma ação conjunta entre as secretarias de Segurança, Administração, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social e da Cultura.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados