Connect with us

NOVO HAMBURGO

Projeto Pão Solidário, da Secretaria da Cultura, recebe equipamentos do Lions Club

Nessa quinta-feira (15/07), ocorreu a entrega oficial pelo Lions Club Terceiro Milênio Novo Hamburgo dos equipamentos de cozinha ao Grupo Mulheres Transformadoras da Estação Cidadania – Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizado no bairro Boa Saúde. Durante o ato, a prefeita destacou sua emoção ao testemunhar a evolução no local. “Já vim várias vezes aqui, mas hoje tem um sabor muito especial. Sempre tenho dito que os cidadãos precisam cuidar um dos outros e que os espaços públicos pertecem aos moradores. E isso estamos vendo aqui”, disse, agradecendo a parceria com o lions.

Antes da solenidade, Fátima visitou os vários espaços da Praça CEU, como biblioteca, teatro, cozinha e quadra esportiva, e conversou com crianças e adultos que participavam de atividades esportivas e sociais. Além de discursos, a solenidade teve ainda a exibição de um vídeo contando a história do grupo de mulheres. “É como vocês disseram. O pão resgata histórias. Ainda quero vir aqui fazer a receita de um delicioso pão sovado com ervas doces que aprendi de minha mãe, e que ela aprendeu da minha vó”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, relembrou o início do resgate da Praça CEU em 2017 e a importância do envolvimento da cultura. “Vemos aqui a transformação de um lugar em um ambiente aconchegante e de acolhimento, que resgata a cidadania.” Roberta Cornely, responsável por programas sócio-culturais da Secretaria de Cultura, destacou o fato do projeto ser protagonizado por mulheres do bairro. Já Edemea Silva da Rosa, presidente do Lions Terceiro Milênio, parabenizou a Administração Municipal e disse que a contribuição do Lions representa o envolvimento de toda a comunidade hamburguense, que é de onde a entidade buscou recursos.

A presidente do Grupo de Mulheres Transformadoras, Rosangela Paz Mauer, emocionou a todos com sua história de vida e o quanto este projeto está ajudando a resgatar a autoestima e a confiança de moradoras do bairro. “O pão representa a vida, sonhos e esperança. Para nós, fazer o pão é resgatar o que temos de melhor em nós, nossa memória e história”, disse, bastante emocionada.

O Grupo

Nascido da necessidade de uma renda e independência financeira, o projeto Pão Solidário chegou para empoderar as participantes do Grupo. Os pães feitos na Praça tem alimentado mais do que só o corpo, mas também a alma e a esperança da comunidade.

Rosangela salienta ainda o poder transformador do projeto. “Essa proposta do pão veio nos fortalecer mais. As receitas dos pães fabricados e produzidos aqui com tanto amor e carinho são o resgate da nossa essência, o que a gente tinha nas nossas raízes. Fazer o pão é a esperança de uma profissão, um novo olhar, porque muitas vezes têm mulheres dentro de casa que não se reconhecem mais”, enfatiza.

Dentre a lista de utensílios culinários doados pelo Lions Club estão: 1 forno elétrico industrial, 1 liquidificador, 1 fogão, uma mesa de alumínio grande e uma média para apoio, 1 cilindro elétrico, uma balança digital e demais utensílios (formas de diversos tamanhos, bacias, potes, colheres grandes, facas, pincéis, etc), além dos insumos necessários para produção, como farinhas e ovos.

O projeto conta hoje com nove mulheres, integrantes do Grupo Mulheres Transformadoras, da Estação Cidadania, que teve seu início em 2018, e surge em um território que está distante do centro da cidade e que concentra situações de vulnerabilidade e de violência. A existência do Grupo, muito além de ser uma fonte de conhecimento, de poder gerar iniciativas de geração de renda e subsistência, fortaleceu a rede de apoio social dessas mulheres e de suas famílias.

O secretário da Cultura Ralfe Cardoso ressalta a importância do projeto. “Cultura proporciona muitas formas de reflexão e de resgate histórico. O Pão Solidário é um exemplo do que é possível fazer a partir da memória afetiva e das oportunidades que a política pública pode proporcionar”, afirma.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados