ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Próximos dias devem registrar fortes chuvas e tempestades para a região

A MetSul Meteorologia alerta para um novo episódio de chuva volumosa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre esta quarta e quinta com acumulados de precipitação muito altos em algumas localidades e que podem ser equivalentes à média do mês inteiro em pontos isolados dos dois estados.

Será o terceiro episódio de chuva com altos volumes neste mês de outubro até agora no Sul do Brasil e consequência de uma frente fria que vai se reforçar sobre a região, com o avanço de uma forte massa de ar frio para esta época do ano em deslocamento pela Argentina e que provocava nevadas de primavera na Patagônia.

Na manhã desta quarta-feira (11/10), a instabilidade voltou ao Rio Grande do Sul, incluindo a região do Vale do Sinos, e deve atingir toda a região Sul do país. A Defesa Civil gaúcha emitiu alerta de chuva forte, descargas elétricas, elevados acumulados, eventual queda de granizo e vento forte para a metade Norte do estado, incluindo a região Metropolitana e o Vale do Sinos. A vigência vai até às 17h desta quarta.

Em Novo Hamburgo e Campo Bom, a chuva começou por volta das 11h desta manhã, com grande instabilidade e ocorrência de raios e trovoadas. De acordo com a Metsul, a chuva toma conta do estado e atinge todas as regiões ao longo do dia, e será moderada a forte em vários locais do Centro para o Norte gaúcho.

A entidade ainda aponta que os volumes de chuva devem ser baixos na Metade Sul, já que a máxima atividade frontal deve se concentrar na Metade Norte, onde os acumulados na soma de hoje e amanhã devem ficar acima de 50 mm em muitas cidades com marcas até de 100 mm ou mais em alguns pontos, o que se espera também em diversas áreas de Santa Catarina.

A situação mais preocupante é em Santa Catarina, estado que já registra 89 municípios em estado de emergência em virtude das fortes chuvas que atingiram o estado na última semana.

Sair da versão mobile