CAMPO BOM
Quase 800 professores de Campo Bom na Formação de Aprendizagem Docente
Um processo permanente e constante de aperfeiçoamento de saberes necessários à atividade dos professores. Assim é a FAD – Formação de Aprendizagem Docente, que realizou mais uma série de atividades na manhã do último sábado (20/05), em diversas escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom. Cerca de 400 professores da Educação Infantil e 380 do Ensino Fundamental participaram das palestras e oficinas do dia.
“A Formação de Aprendizagem Docente que ocorreu no último sábado foi de muito estudo, aprendizado e, principalmente, de compartilhamento de práticas realizadas na nossa rede, o que é fundamental, aprender com o outro. As formações continuadas fortalecem o aprender e o atualizar-se para que as aulas sejam mais dinâmicas, com metodologias diversas, proporcionando o efetivo desenvolvimento integral dos alunos”, observa a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.
As atividades para os professores do Ensino Fundamental foram realizadas no auditório da Emef Cei, com o tema “Desenvolver – Inclusão e Diversidade”; e na Emef 25 de Julho, tratando das “práticas e reflexões em sala de aula”. Para os professores das Emeis, a atividade “Compartilhando práticas: formação colaborativa em rede” foi realizada em outras 12 escolas, todas na manhã de sábado.
FORMAÇÕES 2023
As formações, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Campo Bom são organizadas de acordo com o interesse dos professores, que participam de uma avaliação, no final de cada ano letivo, já sugerindo novos temas para o ano seguinte. Logo na abertura do ano letivo, em fevereiro, todos os profissionais da educação tiveram palestra com Lourdes Atié, com o tema “Os desafios de ensinar na contemporaneidade”.
Em março, profissionais do N1 ao N4 abordaram “As aprendizagens no cotidiano”, com a palestrante Simeia Goulart, que levou reflexões significativas no cuidar e educar dos bebês e das crianças bem pequenas. Já os professores do Pré 1 ao 9º ano trabalharam a “Pesquisa como prática pedagógica no cotidiano escolar”, com Diogenes Gewehr.
No mês de abril ocorreram mais atividades: “Alfabetização e estratégias de Leitura”, com a professora Isabella Pessôa de Mello Carpaneda, para professores do 1º ao 5º ano; “Vieses Inconscientes”, uma parceria entre a SMEC e a empresa Ticket Log, por meio do projeto Vem Log, para professores do 6º ao 9º ano.
Por fim, no sábado passado, professores do 1º ao 5º ano tiveram “Práticas e reflexões em sala de aula”, com apresentação de práticas de professores da rede; e professores do 6º ao 9º ano, “Vieses Inconscientes”, continuação com a parte prática.
Para a Educação Infantil, em abril e maio ocorreram as atividades do “Compartilhando práticas: formação colaborativa em rede”, com as 23 Emeis sediando os espaços, com os próprios professores evidenciando a intencionalidade pedagógica que é realizada nas escolas em prol da infância.