CAMPO BOM
R$ 231 milhões serão investidos em saneamento básico e abastecimento de água em Campo Bom até 2033
Com contrato assinado pelo prefeito Luciano Orsi nesta sexta-feira, concessão dos serviços à Corsan foi estendida até 2062
Campo Bom deu um passo importantíssimo nesta sexta-feira (15/12) a fim de garantir saneamento básico e abastecimento de água a todos os campo-bonenses. O prefeito Luciano Orsi assinou contrato com a Corsan que prevê investimento de R$ 231 milhões até 2033 para que o Município alcance as metas do Marco Legal do Saneamento Básico, 99% de cobertura do serviço de água e 90% do serviço de esgoto — a cobertura atual é de pouco mais de 80% e quase 0%, respectivamente.
Para o prefeito, o momento é histórico e ajuda a moldar o futuro de Campo Bom. “Com o transporte e tratamento de esgoto, vamos recuperar os arroios, avançar na saúde pública e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população”, observa. Com a assinatura, a concessão dos serviços à Corsan foi estendida até 2062. “As condições contratuais dão segurança jurídica e ambiental para o Município e isso é mérito de ambas as partes envolvidas”, destaca Samanta Takimi, presidente da Corsan.
De acordo com a empresa, os investimentos devem ter início já em janeiro de 2024 e a prioridade é a construção de uma estação de tratamento de esgoto. O contrato prevê também metas intermediárias, 90% no abastecimento de água e 35% no saneamento básico até 2028. O ato contou com a participação dos secretários municipais Gênifer Engers (Obras) e João Flávio (Meio Ambiente), do presidente da Câmara Municipal, vereador Jerri Moraes, e de outros seis vereadores.