EDUCAÇÃO
Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo realiza avaliação diagnóstica
Em uma importante ação institucional e colaborativa, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo, com parceria do projeto “Aprova Brasil”, realizará uma avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática, envolvendo todos os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. O objetivo é acompanhar o avanço dos estudantes em relação à aprendizagem e desenvolvimento das habilidades consideradas essenciais para cada ano escolar.
As provas serão aplicadas entre os dias 14 e 24 de junho de forma online ou impressa, na escola ou em casa. Os resultados da avaliação ajudarão na elaboração do diagnóstico e construção de estratégias para a consolidação das aprendizagens. “As ações de combate à pandemia impactam a educação de diferentes maneiras. Além de estarmos atentos a todos os protocolos sanitários nas escolas, precisamos pensar no planejamento das ações pedagógicas neste contexto que desafia a todos. A partir do diagnóstico, poderemos identificar dificuldades específicas enfrentadas pelos nossos estudantes e elaborar estratégias que possam intensificar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem com foco nestas habilidades”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Por se tratar de um processo diagnóstico, quanto maior a participação de estudantes na avaliação, mais informações poderão ser coletadas para elaboração do replanejamento pedagógico da Rede Municipal de Ensino. Esse acompanhamento possibilita, nesse cenário pandêmico, a verificação de possíveis lacunas nos objetivos de aprendizagem e habilidades já trabalhados e, ao mesmo tempo, possibilitar um continuum curricular 2020-2021, proporcionando um planejamento mais assertivo do ano em curso, baseado na observação do desenvolvimento dos estudantes.
Desenvolvido pela Soluções Moderna, o projeto “Aprova Brasil” tem por objetivo disponibilizar aos associados da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) avaliações diagnósticas de Língua Portuguesa e Matemática e aulas de reforço das habilidades que os estudantes apresentam maior dificuldade.