EDUCAÇÃO

Rede Municipal hamburguense inicia ano letivo segunda-feira

O ano letivo de 2023 na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo começa na próxima segunda-feira (13/02). São esperadas cerca de 16 mil alunos no Ensino Fundamental e outras 7,6 mil crianças na Educação Infantil em 90 escolas, onde atuam mais de 2 mil profissionais da educação. Desde o início do mês, diretores e professores já estão retornando às atividades, deixando tudo pronto para receber a garotada. Durante as férias escolares, muitas escolas também estão passando por melhorias estruturais.

No Ensino Fundamental, o foco da Secretaria Municipal de Educação (SMED) será a consolidação da alfabetização na idade certa e a garantia da aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes, atentando para os seguintes eixos: ensino pela pesquisa, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. Para garantir a efetivação destes processos, o Município conta com programas de avaliação e acompanhamento pedagógico para diagnosticar, monitorar e qualificar as estratégias de ensino e aprendizagem. Já na Educação Infantil, a SMED busca cotidianamente o desenvolvimento integral das crianças da creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), pautado no cuidado e acolhimento, nas brincadeiras e interações, no convívio com a natureza, na cultura escrita e na oferta de espaços e materiais qualificados que possibilitam às crianças viverem e experienciarem o mundo.

O retorno às atividades começou mais cedo para os profissionais das escolas. Na sexta-feira passada (03/02), a SMED reuniu diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, coordenadores do Move e equipe da SMED, a reunião foi realizada no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. “Preparamos um momento cultural com o objetivo de reunir essa grande e importante equipe, para dar boas vindas e alinharmos ações visando a chegada dos professores e alunos para o início das aulas neste ano letivo que começa”, explica Maristela.

Já na terça e quarta-feira, dias 7 e 8, novos professores aprovados em concurso público no segundo semestre de 2022 foram acolhidos no auditório da SMED, no quarto andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, onde receberam esclarecimentos sobre a estrutura e características do ensino hamburguense. Ao todo, foram chamados 100 novos profissionais para reforçar a equipe de ensino. “Temos muito orgulho do nível de nossos professores e na qualidade do ensino muicipal de Novo Hamburgo, que tem conquistado vários prêmios nacionais e internacionais”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt.

“Fizemos um esforço muito grande para que vocês pudessem estar aqui no primeiro dia letivo do ano. Sejam muito bem-vindos e estamos muito felizes com a presença de todos”, disse a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, que participou da recepção juntamente com a diretora administrativa da SMED, Alessandra Machado, e a diretora de Ensino, Neide Beatriz Vargas. O processo de chamamento de novos professores foi agilizado nas férias escolares. O objetivo é garantir o quadro completo de profissionais das escolas municipais já nos primeiros dias do ano letivo. O interesse dos profissionais da Educação, inclusive de outras cidades, em atuarem na Rede Municipal hamburguense pode ser acompanhado pelo expressivo número de inscritos no concurso. Ao todo, foram mais de 3.100 candidatos.

 

Prioridade na educação

Como proposta de governo, a prefeita Fátima Daudt zerou a fila de espera na Educação Infantil em Novo Hamburgo. Em 2017, por exemplo, havia 1.800 crianças à espera de vaga. Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, todos os inscritos na Educação Infantil foram atendidos. Construção de seis novas escolas e uma ainda por inaugurar, além de reformas e ampliações em várias outras possibilitaram atender à demanda de crianças que procurou a rede pública.

Ainda durante as férias, a SMED também intensificou as obras e reformas nas escolas municipais. A secretária Maristela visitou algumas das obras acompanhada pelo coordenador de Infraestrutura Predial e Manutenção da SMED, Clayton Reinaldo de Souza. “Reforçamos o trabalho no período de férias para garantir as melhores condições no retorno de professores e estudantes. O espaço seguro, confortável e adequado têm impacto positivo no processo de ensino e de aprendizagem, nosso foco principal”, destaca Maristela.

Ao longo do ano, uma equipe de profissionais realiza, constantemente, manutenção e reparo nas escolas. Já no período de férias, quando não há circulação de crianças, são executadas as obras que exigem o isolamento do local. Entre as escolas que recebem melhorias está a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Martha Wartenberg, em que o antigo piso de parquet está sendo substituído por concreto com nova pintura. Em Lomba Grande, na EMEB Profª Helena Canho Sampaio a equipe trabalha no nivelamento do piso e ampliação de banheiro, depósito, trocador e lavanderia.

Já na EMEB Pres. Tancredo Neves, também em Canudos, estão acontecendo obras de qualificação no refeitório, cozinha e banheiros. “Estas melhorias contribuem muito para as questões pedagógicas. Podemos atender mais crianças ao mesmo tempo”, comemora o diretor Renan da Silva Finkler. A escola também recebeu a instalação de uma subestação que possibilitará a ampliação da carga de energia elétrica. O equipamento já está em funcionamento em três escolas municipais e em outras 17 está em fase de instalação.

Sair da versão mobile