NOVO HAMBURGO
Reintegração de posse remove casas às margens da Avenida dos Municípios
Nesta quarta-feira (01/09), ocorreu a retirada de casas às margens da Avenida dos Município. A reintegração de posse, realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, aconteceu porque as moradias irregulares se encontravam em área de preservação ambiental e de risco. Foram removidas cerca de 25 habitações.
De acordo com João Guilherme Hansen, técnico de edificação da Secretaria de Administração de Novo Hamburgo (Semad), foi realizada uma vistoria na área. “Notificamos as famílias que estavam ocupando, que isto aqui é uma área pública, de preservação ambiental. A área é como uma esponja, por causa da captação de água das enchentes do rio dos Sinos. Então é uma área insalubre, que não pode ser habitada”, explica.
Hansen ressalta que as casas foram previamente desocupadas, antes da reintegração. De acordo com a Defesa Civil de Novo Hamburgo, o local desocupado é uma área de risco. “Toda essa área está sob risco, tem um parecer da Defesa Civil, pela questão das cheias do rio. A gente está fazendo isso já prevendo o mês de setembro ser um mês de bastante precipitação”, conta Hansen.
Além da remoção das casas, está previsto, segundo Hansen, uma revitalização do local por parte da Secretaria do Meio Ambiente (Semam). “Toda a vegetação foi suprimida, desmatada. Depois desse processo de retirada das sub habitações e limpeza do local, vai ser feito um planejamento para o reflorestamento dessa área”, revela.
De acordo com a Diretoria de Habitação de Novo Hamburgo, a Prefeitura ofereceu cadastro habitacional para os moradores removidos do local.