FEIRAS
Reparasul apresenta Oficina Modelo com demonstrações do universo de reparação automotiva
Feira profissional acontece de 15 a 18 de novembro, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS
Reunindo novidades de mais de 70 expositores, a Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva chega a sua quinta edição, de 15 a 18 de novembro, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Além de gerar negócios e promover networking entre toda a cadeia do setor, o evento oferece espaços com palestras e demonstrações gratuitas para capacitar e atualizar profissionais do segmento. A feira profissional será de quarta a sexta-feira das 15 às 22 horas e sábado das 9 às 18 horas. O acesso ao evento é gratuito para profissionais e interessados pelo setor mediante credenciamento, que já está aberto através do site www.reparasul.com.br.
Para este ano, uma atração que já é tradicional na feira está novamente confirmada: a Oficina Modelo. O espaço apresentará uma oficina real, simulando situações encontradas no dia a dia dos reparadores. No local, idealizado pela Nordeste Tintas, os visitantes poderão acompanhar demonstrações de produtos e processos para melhor rentabilizar as operações, otimizando custos e também a qualidade do reparo. A atividade acontecerá em todos os dias da Reparasul e algumas atividades especificas serão divulgadas previamente para melhor aproveitamento do público.
Buscando apresentar as melhores soluções ao mercado de reparação, a Oficina Modelo terá uma estrutura ainda mais completa nesta edição. “Apresentaremos ferramentas inovadoras em funilaria, box de preparação, sistema de lixamento aspirado, cabine de pintura, box de estética com a presença dos customizadores da Dimension Customs e outras atrações”, detalha Samuel Junior Scudiero, diretor da Nordeste Tintas. Ele ainda explica que o destaque fica por conta da cabine de pintura FLEX, da Orange Cabines, com piso totalmente gradeado para suportar até mesmo veículos blindados e diferenciais importantes como queimador italiano de alta performance, quadro de comando completo, dumper suiço de alta resistência, entre outras características, proporcionando mais produtividade e qualidade de pintura e entregando uma das melhores opções em cabine de pintura da atualidade.
Estarão envolvidos mais de 25 profissionais de todas empresas parceiras do projeto, sendo elas: Nordeste Tintas, Akzonobel, Indasa, Orange Cabines, Colad, Dimensions Customs e Grupo Techpur. “Vamos contar com especialistas em cada área da oficina e serão demonstradas técnicas avançadas de reparo e as melhores tecnologias disponíveis em produtos e ferramentas para cada etapa de reparação. Na funilaria teremos a presença do mestre Kobayashi; já na preparação e pintura será a vez dos especialistas da Indasa e Sikkens; e no acabamento teremos a Dimension Customs, um dos principais customizadores do Brasil”, explica Scudiero.
À frente de algumas das demonstrações do espaço estará Kazuhiko Kobayashi, japonês que trabalhou por muitos anos como Engenheiro de Desenvolvimento e Instrutor Técnico na Honda Motors do Japão e, atualmente, é proprietário da empresa Sprex Japan. Neste ano, Kobayashi explica que será apresentada a técnica de reparo de peça de alumínio e de plástico. Ele lembra que o uso de materiais leves como alumínio e plástico na carroceria para aumentar a autonomia vem crescendo em automóveis com motor a combustão e nos eletrizados – e que para serem mais atraentes estão usando novas cores na pintura. “Por isso, nesta edição, serão demonstradas técnicas de chapeação de alumínio utilizando a Máquina de Solda MIG Comum Transformado e Máquinas de Solda de Plástico de Alta Qualidade. Já na parte de pintura será apresentado um sistema inédito de ajuste de cor, que funciona no celular para facilitar o ajuste dos coloristas”, detalha Kobayashi.
O diretor da Nordeste Tintas ainda reforça a importância de uma feira como a Reparasul e de espaços como a Oficina Modelo para o setor. “É uma forma de fortalecer todo o segmento, incentivando a troca de conhecimento e o compartilhamento das melhores práticas”, destaca. “Nosso mercado de reparação e em especial as chapeações tem uma carência histórica de iniciativas neste sentido, então ter uma feira referência para o segmento permitindo acesso às últimas tendências em ferramentas, processos e produtos é fundamental para evolução de todo o setor”, complementa Scudiero.