FEIRAS
Reparasul proporciona capacitação profissional através de atividades gratuitas em Novo Hamburgo
Além de novidades do setor, a 4ª Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva reúne dezenas de atividades de incentivo ao conhecimento, buscando capacitar e atualizar os profissionais do setor. A partir de palestras e demonstrações gratuitas, o evento aborda temáticas atuais do segmento, conduzidas por profissionais renomados do mercado. A feira profissional engloba toda a cadeia, reunindo fabricantes, distribuidores, varejistas de autopeças, fornecedores de equipamentos e serviços para oficinas mecânicas de veículos leves, pesados e comerciais. A Reparasul segue até este sábado (19/11), na Fenac, em Novo Hamburgo, acontecendo na sexta-feira das 15 às 22 horas e sábado das 9 às 18 horas.
Entre os espaços de conhecimento da feira está a Arena do Conhecimento, que proporciona palestras e debates gratuitos. Na tarde desta quinta-feira (17/11), segundo dia de feira, uma das palestras foi conduzida pela Gaúchas Car, um grupo de mulheres do setor automotivo que desenvolvem projetos inclusivos para alavancar as empresas do segmento. Na oportunidade, foi apresentado o projeto e Débora Vivian, formada em Engenharia de Produção e em Mecânica e Elétrica Automotiva, conduziu a palestra “Preventivas em transmissão automática sob um olhar feminino”. Na ocasião, Débora ressaltou que boa parte dos veículos atualmente já é automático. “A projeção é que até 2035 só sejam fabricados carros assim, por isso precisamos estar preparados para esse mercado”, avaliou.
Entre os visitantes do segundo dia de feira que aproveitaram a programação de conteúdo estava Malena Bitencourt, proprietária da New Truck Reparação Automotiva, de Portão, que assistiu o painel “CASE: PMP – Programa de melhores Práticas em lanternagem: como a análise dos números influenciaram nas decisões”, com Samuel Scudiero e convidados. “Achei muito interessante porque sou proprietária de uma oficina e a parte financeira e administrativa nos gera dúvidas, para saber como cobrar e organizar”, destacou. “Espaços assim nos dão chance de abrir os olhos para coisas do dia a dia, que acabamos não dando tanta atenção. A feira está muito bonita e atrativa!”, avaliou Malena.
Oficina com demonstrações em tempo real e campeonato de envelopamento
Outra atração presente nesta edição é a Oficina Modelo, que apresenta uma oficina real, simulando situações encontradas no dia a dia dos reparadores. No espaço, idealizado pela Nordeste Tintas, os visitantes acompanham demonstrações de produtos e processos para melhor rentabilizar as operações, otimizando custos e também a qualidade do reparo. A atividade acontece em todos os dias da feira e reúne especialistas em cada área da oficina: chapeação, preparação, pintura e polimento.
Entre os assuntos desta quinta-feira na Oficina Modelo, Luiz Fernando da Silva, técnico em automobilística e professor da Escola de Funileiro de São Paulo, falou sobre reparação utilizando spotter e acessórios. “A Oficina Modelo traz novidades em conhecimento e produtos para quem visita. Aqui apresentamos atividades com sistema de lixa, de polimento e no meu caso, de funilaria, onde utilizo o sistema tradicional com equipamentos modernos”, explicou. Participando pela primeira vez da Reparasul, Silva destacou a importância dos espaços de conhecimento, ressaltando que o mercado se transforma rapidamente e todos os dias surgem inovações no setor. “Vejo que para a região é um evento importante, pois muitas vezes achamos que o profissional já tem informação suficiente e acaba que não é bem assim. A informação que tem aqui o profissional não encontra com facilidade. A televisão não ensina isso”, detalhou. “Esse é um momento importante para o profissional sair do seu local de trabalho e vir aqui se atualizar, aproveitando a informação gratuita”, complementou Silva.
Outra atração especial da Reparasul neste ano é o CAMBEA (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo), competição idealizada pela Alltak® que busca incentivar e promover o profissional e o mercado de customização automotiva e impressão digital. Em sua 12ª edição do evento Sul-Americano e a 2ª no Sul do país para a etapa regional, o campeonato acontece durante a Reparasul em duas modalidades: o CAMBEA Pró (Profissionais) e o CAMBEA Fast.
Entre os participantes do campeonato que competiram hoje estava Thiago Kammel, profissional da DNA Envelopamento de Porto Alegre, que está participando da categoria Pró. Atuando há 20 anos no segmento, Kammel contou que há sete anos possui empresa e acompanha o CAMBEA desde o início. “Estou participando da competição pela terceira vez e hoje viemos buscar a classificação para o campeonato brasileiro. Estou com bastante expectativa e bem confiante que vai dar tudo certo. O campeonato é bacana porque gera um networking e qualificação ao mesmo tempo”, relatou.
A Arena do Conhecimento Reparasul conta com patrocínio ASERV e AUTOREDE. Já a Oficina Modelo conta com patrocínio da Indasa e Modular Floor. A programação de conteúdo continua nesta sexta-feira e sábado e pode ser conferida no site www.reparasul.com.br.
Solenidade de abertura reuniu autoridades e entidades
A tarde desta quinta-feira também foi palco da abertura oficial da 4ª Reparasul. Na ocasião, o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, relembrou o surgimento do evento no portfólio de feiras da Fenac, em 2018. “Fizemos uma pesquisa de mercado sobre quais feiras eram mais interessantes para serem regionalizadas. Acreditamos desde o início e tínhamos a convicção de que iríamos concretizar a Reparasul”, pontuou.
Também se pronunciou durante a solenidade o gerente de vendas da Norton Saint-Gobain, marca patrocinadora desta edição da feira, Robert Dienstmann. A empresa participa desde a primeira Reparasul e neste ano traz um estande em formato de caminhão – o “Norton na Estrada”, um centro de treinamento móvel da marca. “A cada edição, a Reparasul se torna melhor. Nossa expectativa para este ano é uma feira de grande potencial e contatos com clientes”, relatou.
Falando em nome das entidades e associações apoiadoras do evento, Marcelo de Oliveira, presidente da ASERV (Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular), destacou que a Reparasul é uma feira de grande expressão no setor. “A Reparasul movimenta e contribui para que o estado seja a 4ª maior economia do setor automotivo no país, além de melhorar nossa imagem do setor através da união”, pontuou, lembrando que o segmento automotivo vive um momento de oportunidades.
Em nome dos reparadores automotivos, o presidente da AutoRede Serviços Automotivos, Vicente Bonato, destacou a relevância da Reparasul e da Fenac. “Sem dúvidas, sem a Fenac, dificilmente esta feira prosperaria em períodos como já prosperou e não teria vida longa como promete ter. Neste ano, registramos crescimento de 48% em m² vendidos na feira, o que significa mais expositores e público”, ressaltou, lembrando que o segmento movimenta bilhões no país e estado. “Novo Hamburgo está de parabéns por promover este evento, pois em outros tempos para buscarmos o conhecimento que encontramos aqui, precisaríamos no mínimo nos deslocarmos até São Paulo. Agora temos isso aqui, dentro de casa”, complementou.
Para encerrar, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, relembrou um trecho do hino municipal, o qual diz “E a Fenac do calçado. É o orgulho do lugar”, complementando que atualmente a Fenac não é mais reconhecida somente pelo calçado. “A Fenac hoje é de vários segmentos e continua sendo o nosso orgulho da cidade. Com isso, Novo Hamburgo se consolida cada vez mais como uma cidade de turismo de negócios”, comemorou.