CULTURA

Reunião mobiliza retomada do Núcleo de Orquestras Jovens

A coordenação do Núcleo de Orquestras Jovens realizou na manhã desta quinta-feira (24/03), na sede da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo, uma reunião de mobilização e alinhamento das atividades que serão executadas no projeto.

Segundo o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, o encontro teve como objetivo envolver e mobilizar todos os setores. “A comunidade será plenamente envolvida no processo de mobilização para que meninos e meninas integrem o que será um dos maiores projetos de musicalização do país”, destacou.

A atividade reuniu coordenadores do Núcleo de Orquestras, professores do projeto e diretores das escolas. “A reunião é uma forma de engajar todos os parceiros atuantes no projeto nessa retomada pós-pandemia. Além de divulgarmos o projeto para as escolas que ficam entorno dos polos onde o projeto ocorre para busca de novos alunos”, afirmou Gustavo Muller, um dos diretores do Instituto Arlindo Ruggeri, que integra a iniciativa.

A inscrições para a participação do Núcleo serão abertas em breve.

SOBRE O NÚCLEO DE ORQUESTRAS JOVENS

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é um programa da Secretaria Municipal da Cultura e da Secretaria de Educação que pretende colocar a cidade entre as principais iniciativas de educação musical da América Latina.

Nascido em setembro de 2018, o programa conta com a parceria do Instituto Arlindo Ruggeri, oferecendo aos alunos de escolas municipais, aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo.

O projeto é implantar as aulas em 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade, que receberam 25 instrumentos (divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos). Ao todo serão mais de 1.350 instrumentos disponibilizados. Todos os instrumentos já adquiridos com recursos captados junto ao Ministério da Educação, em 2018.

O Núcleo foi inicialmente implantado em quatro escolas dos bairros Canudos, Lomba Grande, Santo Afonso e Vila Dihel, formando 100 músicos. Em 2019 o projeto teve continuidade e foi interrompido em 2020, quando seria implementado com todo vigor, devido ao plano de contingência da pandemia da covid.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile