Connect with us

NOVO HAMBURGO

Rio dos Sinos chega a 8,03 metros, o maior nível em dez anos em Novo Hamburgo

Depois de permanecer estável por três horas, entre 8,02 metros entre às 5h29 e 9 horas desta segunda-feira, o nível do Rio dos Sinos subiu mais um centímetro na medição das 9 horas na estação de captação de água bruta da Comusa. Com 8,03 metros, é o maior nível desde a enchente histórica de 2013, quando chegou a 8,22 metros. Na noite de domingo, o nível da água estava em 7,84 metros. Durante a madrugada, o rio ainda chegou a subir 2 centímetros por hora antes de estabilizar. A tendência agora é que o Sinos comece a baixar, mas a Defesa Civil e outros órgãos de segurança ainda monitoram a situação.

A Defesa Civil, com apoio de secretarias municipais, de voluntários, dos bombeiros e também do Exército, segue em trabalho de campo, com barcos para resgatar moradores, máquinas pesadas e caminhões. Além da Vila Palmeira e arredores no bairro Santo Afonso, onde as águas já baixaram em razão do trabalho da Casa de Bombas, a alta do nível do Sinos atinge fortemente a Vila Marrocos, na Santo Afonso; Vilas Getúlio Vargas e Kipling, em Canudos; e Integração e Porto das Tranqueiras, em Lomba Grande.

O Município segue recebendo doações na Fenac, que permanece aberta até as 18 horas. A pedida é por colchões, cobertores e materiais de higiene pessoal e de limpeza, além de alimentos. Não há necessidade de roupas.

Conforme balanço da manhã desta segunda-feira, Novo Hamburgo tem 347 pessoas abrigadas nos quatro locais de abrigamento:
– 181 pessoas na Escola Municipal Martha Wartenberg, no bairro Canudos;
– 49 pessoas na Escola Municipal Arnaldo Grin, bairro Santo Afonso;
– 99 na Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci) Santo Afonso;
– 18 pessoas na Igreja Merivan em Lomba Grande;

O ciclone extratropical que atingiu o estado na última semana é o responsável por essa enchente, que já é considerada a maior da década no Vale do Sinos. Além disso, o fenômeno deixou um rastro de destruição no estado. O último balanço da Defesa Civil gaúcha confirmou que treze pessoas morreram deste sexta-feira (16/06) no RS. Três pessoas seguem desaparecidas.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados