CAMPO BOM

Rio dos Sinos segue subindo em Campo Bom, mas expectativa é que não cause mais danos

Até o final da manhã deste sábado (17/06), não havia pessoas abrigadas no Ginásio Municipal, que continuava recebendo muitos donativos da comunidade

Conforme previsão da Defesa Civil, o nível do Rio dos Sinos continuou subindo durante a manhã deste sábado (17/06), em Campo Bom. Por volta das 8h40, ele chegava a 7,33 metros, quatro metros e meio acima do seu nível normal (2,8m). Isso significa que começava a entrar água em algumas residências ribeirinhas no bairro Barrinha. Mesmo assim, não havia nenhuma família alojada no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke. Na última cheia, em 2020, o rio chegou a 7,35.

Desde a noite de quinta-feira (15/06), equipes das secretarias de Obras, Desenvolvimento Social e Segurança trabalham em conjunto com a Defesa Civil de Campo Bom, primeiro no socorro a vítimas do temporal, agora no monitoramento do nível das águas e ajuda àquelas pessoas com dificuldade de locomoção, pois algumas ruas estão alagadas e sem condições de trafegabilidade com veículos pequenos.

O prefeito Luciano Orsi acompanha os trabalhos das equipes de socorro, inclusive visitou diversos pontos mais atingidos da cidade. “Estamos atentos e na expectativa que as águas parem de subir. Temos uma força-tarefa atendendo os mais afetados e também recebendo e classificando donativos que chegam a todo o momento no Ginásio Municipal. Somos gratos pela empatia e solidariedade de todos. Felizmente, em Campo Bom os prejuízos foram somente materiais. Pedimos que todos se cuidem, com a cheia do rio, para que nada pior aconteça”, observa o prefeito.

Segundo o meteorologista campo-bonense Nilson Pedro Wolff, essa foi a maior precipitação em 38 anos em Campo Bom. Entre as 21horas da noite de quinta-feira e 7 da manhã de sexta-feira choveu incríveis 149.4 mm (média histórica 146.0 mm) e desde às 9 horas de quinta-feira foram 191.0 mm. O volume acumulado de chuva em 24 horas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chegou a 209 mm no município na sexta, o maior registrado em todo o RS no mês de junho desde 1961.

Telefones para contato
Defesa Civil – (51) 9 9631 4625
Secretaria de Obras – (51) 3597 1202 ou (51) 9 9803 3629

Solidariedade e empatia

Além do atendimento às vítimas do temporal e da enchente, uma grande equipe de voluntários, desde a manhã de sexta-feira, trabalha no Ginásio Municipal de Esportes, que foi preparado para receber possíveis desalojados. Esse grupo está recebendo muitos donativos como calçados, roupas, cobertores, material de higiene e alimentos não-perecíveis. Quem ainda quiser cooperar, pode se dirigir direto ao ginásio.

Sair da versão mobile