NOVO HAMBURGO
Sábado é dia de drive-thru de vacinação contra a gripe em Novo Hamburgo
A Prefeitura de Novo Hamburgo dá sequência à campanha de vacinação contra a gripe, dessa vez para portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, além de outros grupos de trabalhadores e o grupo já contemplado dentro da imunização. Será no modelo drive-thru, no sábado (12/06), das 9h às 16h, no estacionamento do Centro Administrativo Leopoldo Petry.
Poderão ser vacinados contra a influenza integrantes dos seguintes grupos: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (nesse caso apresentar laudo ou receita que comprove a deficiência), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, integrantes das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade. Para estes, é necessário apresentar documentos de identificação com foto, cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência e ainda documento que comprove vínculo empregatício como contracheque, carteira de trabalho, contrato ou Carteira de Trabalho.
Além desses, serão vacinados ainda integrantes dos grupos anteriores, já divulgados desde o início da campanha. É necessário apresentar cartão do SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de endereço e documento de identificação com foto. Para profissionais da educação será exigido, também, documento que comprove vínculo empregatício, como Carteira de Trabalho, contrato de trabalho, contracheque atualizado, também será aceita declaração de profissionais que trabalham no município de Novo Hamburgo. Importante ressaltar que quem fez a vacina contra a covid-19 deve observar um intervalo de pelo menos 14 dias para receber a imunização contra a gripe.
Veja quem se encaixa no grupo a ser vacinado neste sábado:
Doença respiratória crônica:
– Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave)
– Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
– Bronquiectasua
– Fibrose Cística
– Doenças Intersticiais do pulmão
– Displasia broncopulmonar
– Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade
Doença cardíaca crônica:
– Doença cardíaca congênita
– Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade
– Doença cardíaca isquêmica
– Insuficiência cardíaca
Doença renal crônica:
– Doença renal nos estágios 3, 4 e 5
– Síndrome nefrótica
– Paciente em diálise
Doença hepática crônica:
– Atresia biliar
– Hepatites crônicas
– Cirrose
Doença neurológica crônica:
– Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica
– Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: Acidente Vascular Cerebral, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares
– Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular
– Deficiência neurológica grave
Diabetes:
– Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos
Imunossupressão:
– Imunodeficiência congênita ou adquirida
– Imunossupressão por doenças ou medicamentos
Obesos:
– Obesidade grau III
– Obesidade grau III
Transplantados:
– Órgãos sólidos
– Medula óssea
Portadores de trissomias:
– Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias.
Documentação:
Para receber a vacina contra a gripe, as pessoas que se encaixem nos grupos citados acima deverão apresentar comprovante que comprove pertencer a esta categoria como exames, receitas, relatório médico, prescrição médica.