OPINIÃO
Sabrina Pires – As Três Peneiras
A três peneiras é uma história que nos ensina a importância de avaliar a veracidade, a bondade e a necessidade das informações antes de compartilhá-las com alguém. Ela é uma lição atribuída ao filósofo Sócrates.
Vejamos:
“Um homem foi ao encontro de Sócrates com o propósito de lhe contar algo que julgava o interessar: — Mestre, preciso contar-lhe algo sobre um amigo seu!
Sócrates, muito sábio, interrompeu-o e disse:
— Espera um momento. Antes de contar-me, quero fazer-lhe três perguntas – as três peneiras – A primeira é a peneira da verdade: – Você tem certeza de que o que vai me contar é verdade?
Ele respondeu: – Não! Eu ouvi dizer.
Sócrates afirmou: – Então você não sabe se é verdade! Vamos para a segunda: a peneira da bondade: – O que Você vai me contar é algo bom?
Ele respondeu envergonhado: — Não, pelo contrário.
— Então, queres me contar algo ruim, sobre alguém, sem saber se é verdade. E a terceira: a peneira da necessidade. – É necessário que eu saiba disso?
Ele respondeu: — Não, não é necessário, pelo contrário.
Por fim, concluiu Sócrates: – se o que você quer me contar não é verdade, nem bom, e nem necessário, então é melhor que não compartilhes!
Se usássemos esses critérios, em primeiro lugar vem estas perguntas: se a informação que estamos prestes a compartilhar é verdadeira, boa e necessária – o filtro das três peneiras – caso não seja, é melhor se calar.
Essa história nos ensina a importância da responsabilidade ao compartilhar informações, devemos ser cautelosos com o que ouvimos, e, principalmente, com o que falamos, a fim de evitar causar mal-entendidos, espalhar rumores ou machucar outras pessoas desnecessariamente.
“Pessoas sábias falam sobre ideias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas. ” Platão.
Fica com Deus e até semana que vem! Minhas redes sociais: Facebook e instagram: @sabrinapiresoficial