EDUCAÇÃO
Saiba como manter uma rotina de estudos para o aprendizado da língua inglesa
Quando se começa a estudar algo novo, a empolgação pode dar lugar à frustração pela falta de tempo, tarefas do dia a dia, procrastinação e até mesmo a desmotivação. Com o aprendizado da língua inglesa, não é diferente. Para quem está começando a aprender inglês, há algumas atitudes necessárias como uma rotina organizada de estudos, para o conhecimento não ser deixado de lado.
Segundo o docente dos cursos de Idiomas do Senac Novo Hamburgo, Gregui Becker, é a constância que faz o estudante chegar à fluência, assim como foi ao ouvir, falar, ler e escrever em português. “Também gosto de comparar com a academia. Nós só enxergamos resultados na musculação, quando mantemos uma frequência. Então, é preciso, sim, manter uma rotina de estudos diária se o aluno quiser atingir esse objetivo”, indica.
Criar uma rotina
Para criar essa rotina, o aluno, segundo o docente, deverá simular um intercâmbio em outro país no dia a dia. “Ele pode ajustar o idioma do celular para o inglês, assistir filmes e séries com legendas ou áudios em inglês, escutar músicas, ler livros. Tudo isso por pelo menos 30 minutos por dia. Ao manter essa constância de contato com o idioma, o aprendizado fará sentido para o aluno”, destaca.
Entre as coisas a serem evitadas nesse processo, o docente destaca a procrastinação e a desistência. “Trocar os planos, substituir aquela meia hora de estudos para assistir algum seriado que não esteja em inglês e que não traz algum conteúdo, ou ainda dar preferência por algo totalmente diferente, que vai talvez trazer frustração. É preciso seguir um cronograma correto e dizer para si mesmo que aquilo é fundamental. Dizer todas as manhãs”, recomenda.
Gregui exalta a importância dos cursos de idiomas, já que é justamente nesse ambiente que o estudante entrará em contato com a língua inglesa com um profissional qualificado para ensinar e com pessoas que têm o mesmo objetivo de aprender. “Cursos são essenciais para quem não é autodidata. As formações oferecem toda uma estrutura, com materiais e recursos consolidados e reconhecidos internacionalmente. Além disso, essa interação com outras pessoas facilita o aprendizado. Quando o aluno vê o colega cometendo alguma gafe que talvez ele próprio cometeria, e ter essa ajuda e correção mútua, faz dos cursos uma maneira essencial para aprender, especialmente para quem está começando do zero”, ressalta.
Por fim, o docente cita algo que para ele serviu muito quando começou e que serve principalmente àqueles que têm resistências muito grandes para criar mudanças drásticas na vida ou, até mesmo, criar rotinas: criar mini hábitos. “Li um livro há alguns anos que ensinava esse tipo de estratégia. O ser humano não é por natureza alguém que goste de mudar e sair da zona de conforto, portanto o aconselhável é começar com metas pequenas. Serão hábitos para que se aprenda com mais facilidade, com menos dor, menos sofrimento e mais satisfação. Por exemplo: começar lendo uma palavra ou sentença em inglês por dia. Depois de algum tempo, a pessoa notará que pode ir além e ler um parágrafo inteiro. Logo após esse processo, ela lerá páginas inteiras no outro idioma”, aconselha.
Mais informações
Estas e outras dicas podem ser facilmente encontradas nos cursos de Inglês do Senac Novo Hamburgo. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/nh, pelo telefone (51) 3553-7350 ou WhatsApp (51) 99381-2124. A escola está localizada na Rua Bento Gonçalves, 1.537, no bairro Centro.