NOVO HAMBURGO

Saiba o que é preciso para desenvolver o trabalho em equipe

O trabalho em equipe é de extrema importância para o bom andamento e desenvolvimento de qualquer empresa. Sem ele, não se pode perceber, tão pouco mensurar, a evolução em um grupo de trabalho. Surge, portanto, o papel do líder, responsável diretamente por coordenar os colaboradores para desenvolverem esse trabalho em equipe.

Para o gestor de Recursos Humanos e docente dos cursos de Aprendizagem Comercial do Senac Novo Hamburgo, Patrick Andretti da Silva, em relação à produtividade da empresa, quando se tem um grupo de trabalho que age, pensa e incorpora o “espírito de equipe”, é notável uma produção muito mais alinhada, que produzirá muito mais em menos tempo, gerando pequeno desperdício e com um índice de qualidade mais elevado.

O primeiro passo para desenvolver o trabalho em equipe é, segundo o docente, realizar um processo de recrutamento e seleção de alta qualidade, analisando bem cada perfil que a organização precisa e contratando pessoas que se enquadram bem com estes perfis. O segundo passo é ter líderes que saibam dialogar com seus colaboradores e que também saibam ouvir o que seu grupo de trabalho necessita para desenvolver um trabalho com excelência. “Treinamento contínuo de seus colaboradores e muito feedback ajudam a desenvolver grandes equipes nas organizações”, indica.

De acordo com Patrick, para os gestores, o desafio é treinar grandes líderes para que estes possam desenvolver grandes equipes dispostas a trabalhar com cada vez mais eficiência. Já o papel dos colaboradores nesse processo é a busca pela proatividade, colaboração, resiliência e comunicação. “Para que possam entender as fragilidades do grupo de trabalho, conversarem entre si e, com o apoio da liderança, possam, entre eles, resolver e maximizar os pontos fortes de cada colaborador para sanar essas fragilidades”, explica.

No desenvolvimento do trabalho em equipe, o líder exerce um papel fundamental para a eficiência. Ele deve motivar, ouvir seus colaboradores, participar dos processos de trabalho para que possa buscar junto ao seu grupo de trabalho as melhores soluções para cada dificuldade que surgir. “Deve saber cobrar na hora certa e parabenizar quando cada membro realizar um bom trabalho. Deve, acima de tudo, exaltar que os resultados positivos e negativos são da equipe e do seu líder”, ressalta o docente.

Quem exercer a liderança, segundo o gestor de RH, precisa ter uma visão sistêmica de todos os processos que seus colaboradores realizam, entender bem o negócio da empresa e sua cultura para que possa compartilhar esses princípios com seu grupo de trabalho. “Ser comunicativo, proativo, persistente, dedicado, inovador, saber ‘vestir a camisa’ da organização e, claro, ser um bom ouvinte, pois todo grande líder sabe ouvir sua equipe também”, destaca.

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