Connect with us

CAMPO BOM

Sala do Empreendedor registra quase 3,5 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2025

Atualmente, Campo Bom conta com 6.798 Microempreendedores individuais (MEIs) ativos

Instalada no saguão da Prefeitura de Campo Bom, a Sala do Empreendedor é um espaço exclusivo para atendimento às empresas, garantindo atenção e serviços necessários à abertura e o desenvolvimento dos empreendimentos na cidade. Somente neste primeiro trimestre de 2025, foram realizados 3.427 atendimentos, entre eles 88 aberturas de MEIs (Microempreendedores Individuais) e 637 análises de viabilidade da Junta Comercial (verificação de zoneamento para empresas novas, ou que estão alterando). Atualmente, o Município conta com 6.798 MEIs ativos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, Régis Thoen, observa que, se comparado com os últimos meses de 2024, houve uma pequena redução no número de MEIs em Campo Bom (-71). “Essa diminuição ocorreu em todo o Brasil, por conta do desenquadramento por falta de declaração ou débito”, explica o secretário. O desenquadramento acontece quando alguma determinação legal do regime do MEI deixa de ser cumprida, a exemplo do limite de faturamento, que quando ultrapassado, obriga o empreendedor a escolher um novo formato de tributação.

A Sala do Empreendedor atende desde microempreendedores individuais até grandes empresas. Visando a geração de empregos e renda a Sala também contribui significativamente para a desburocratização e para facilitar a vida de quem quer empreender. Aos microempreendedores individuais (MEIs), o espaço fornece informações gerais sobre formalização, alteração e baixa, além da formalização de fato, emissão de DAS e elaboração da Declaração Anual de Faturamento.

Para os demais enquadramentos, que incluem as micro, pequenas, médias e grandes empresas, a sala também orienta para a formalização, alteração e baixa, além de contar com atendimentos para a emissão de notas fiscais, informações sobre licenciamentos ambientais e sanitários, bem como de licitações.

Outros serviços disponíveis são emissão do Alvará de Licença, Inscrição Municipal, consulta de zoneamento e informações e encaminhamento para enquadramento em leis de incentivos fiscais e de financiamento. Além de tudo isso, a Sala do Empreendedor organiza oficinas de crescimento com palestras e cursos de temas importantes para os empreendedores.

O horário de atendimento da Sala do Empreendedor é de segunda a quinta-feira das 12h30 às 18h30 e nas sextas-feiras das 7h30 às 13h30. Mais informações pelo e-mail: empreendedor@campobom.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3598-8637.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados