NOVO HAMBURGO
Saúde hamburguense realiza mais de 1,2 milhão de atendimentos em um ano
Entre abril do ano passado e março deste ano, o sistema municipal de saúde pública da Prefeitura de Novo Hamburgo realizou cerca de 1.270.000 atendimentos, além de 890 mil exames. Somente nas UPAs Centro e Canudos, foram mais de 324 mil atendimentos no período. Já a Farmácia Comunitária e as farmácias das unidades de saúde nos bairros distribuíram gratuitamente 30 milhões de unidades de medicamentos aos usuários hamburguenses.
“Isso mostra a importância do SUS, que é sustentado pelos governos municipal, estadual e federal. Sabemos que há deficiências no sistema, mas sou defensora dele, pois possibilita o acesso à saúde para todos que precisam”, destaca a prefeita Fátima Daudt, enfatizando o trabalho dos servidores no atendimento de todos. Os números impressionam pela quantidade de pessoas atendidas no sistema hamburguense de saúde pública. Naturalmente, uma mesma pessoa pode ser atendidas várias vezes e fazer uso de medicamentos de uso contínuo, indo retirá-los várias vezes ao longo do ano.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, lembra que Novo Hamburgo conta com 25 unidades de saúde e a Casa de Vacinas, duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas e o Hospital Municipal, além de Centro de Especialidades Médicas, Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e dezenas de prestadores, entre laboratórios e clínicas. “É uma das melhores estruturas entre os municípios do Estado”, enfatiza.
Faltas
Dos 875 mil atendimentos realizados na rede básica e especializada de saúde entre março do ano passado e março deste ano, 635 mil foram agendados (dentistas, consultas médicas etc), mas 52 mil destas pessoas não compareceram à consulta marcada. O número representa 8,2% de ausências, o que prejudica várias pessoas que poderiam ter sido atendidas naquele momento. “Se por alguma razão a pessoa não poderá comparecer, é fundamental contatar a unidade de saúde para desmarcar”, enfatiza o secretário Marcelo Reidel.
NÚMEROS NA SAÚDE
875 mil atendimentos* Na rede básica e especializada
324 mil atendimentos* Nas UPAs (Centro e Canudos)
72 mil atendimentos* Na emergência do Hospital Municipal
10 mil internações No Hospital Municipal
5 mil cirurgias No Hospital Municipal
890 mil exames Realizados gratuitamente
30 milhões medicamentos Distribuídos na Farmácia Comunitária e unidades de saúde
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Sistema G-hosp. Média de abril/2022 a março/2023 (*total de cerca de R$ 1.270.000 atendimentos)